Aspectos sociais, econômicos, culturais e politico do japão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1436 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Geografia


Japão

Aspectos Sociais:
A população do Japão é estimada em 127,4 milhões de pessoas. Em geral, ela é bastante homogênea, sendo quase toda composta por japoneses étnicos, há também as minorias étnicas indígenas, como os ainos, e de estrangeiros que vão ao país em busca de emprego. Em 2004 o Ministério da Justiça estimou onúmero de estrangeiros legais em quase dois milhões sendo estes principalmente coreanos, chineses, taiwaneses, brasileiros e filipinos, as outras minorias são, peruanos, norte-americanos, ingleses, tailandeses, indonésios, vietnamitas, australianos, canadenses, indianos, iranianos, russos, entre outros.

Entretanto o número real de estrangeiros é incerto devido a existência de muitos imigrantesilegais. A maioria dos brasileiros residentes no Japão são nikkei (descendentes de japoneses ou cônjuges de nipo-brasileiros) que vivem e trabalham legalmente e são conhecidos como dekasseguis. O Brasil passou a receber imigrantes japoneses em 1908. A maior parte dos imigrantes chegou na década de 1930 e se fixou sobretudo em São Paulo. Hoje, a população nipo-brasileira é de quase 1,5 milhão depessoas, da qual mais de 1 milhão são mestiços, formando a maior colônia de descendentes de japoneses do mundo. Muitos desses brasileiros de origem japonesa ou cônjuges têm imigrado ao Japão em busca de melhores condições de vida, formando uma comunidade de cerca de 300 mil pessoas no Japão.

O Brasil é o país que tem a maior colônia de japoneses e descendentes fora do Japão.

Aspectos Culturais:As datas nacionais são 11 de fevereiro (fundação do país) e 23 de dezembro ( aniversário do Imperador).
›› Kodomo no Hi
Dia das Crianças (Dia dos Meninos)

O Dia das Crianças é uma das mais importantes datadas do Japão. É comemorado em 5 de maio para celebrar o crescimento saudável e a alegria das crianças. Tornou-se feriado nacional em 1948, mas a data é festejada no Japão desde os temposantigos. O 5º dia do 5º mês, tradicionalmente chamado de "Tango no Sekku", é dedicado aos meninos. As meninas têm seu próprio festival, o "Hina Matsuri" (Festival das Bonecas), que acontece no 3º dia do 3º mês.

No Dia dos Meninos, famílias com garotos penduram fora de casa faixas em formato de carpa colorida (koinobori), que simboliza força e sucesso. Essa crença se baseia em uma lenda chinesa,sobre uma carpa que nada rio acima para se tornar um dragão. Nos últimos anos, como mais pessoas têm se mudado para apartamentos e casas menores, essas faixas tem se tornado menores, e hoje existem até versões em miniatura para decorar as casas internamente.

Também neste dia, as famílias normalmente tomam banhos com folhas e raízes de íris para ter boa saúde e se proteger contra demônios. Arrozcozido embrulhado em folhas de carvalho e recheado com doce de feijão, chamado de kashiwamochi, também são servidos na ocasião.

›› Hina Matsuri
Festival das Bonecas (Dia das Meninas)

Comemorado dia 3 de março, quando as pessoas rezam e pedem alegria e crescimento saudável para as meninas. As famílias com meninas pequenas costumam colocar um cartaz de boneca dentro de casa.

As bonecas, comvestimentas usadas nacorte imperial no período Heian (794-1192), são colocadas em fileiras em uma plataforma adornada com feltro vermelho. O tamanho e a quantidade de bonecas variam, bem como o número de degraus. A fileira do topo é reservada para o imperador e a imperatriz. Um pequeno painel dourado, que forma uma espécie de biombo, é colocado atrás deles, como se fosse o trono imperial dasantigas cortes.

Na segunda fileira estão três damas de companhia da imperatriz. Na terceira são colocados cinco músicos (homens) da corte. Os ministros se sentam em cada lado da bandeja da comida no quarto degrau. Na quinta fileira ficam os guardas, no meio de uma laranjeira (à sua esquerda) e uma cerejeira (à sua direita).

Todos os anos, as famílias tiram suas coleções valiosas de bonecas em...
tracking img