Aprendizagem motora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





Aprendizagem Motora































Conceitos de Aprendizagem:


A teoria de Lev Semynovitch Vygotsky se desenvolve em um tripé conceitual que inclui: o método genético ou de desenvolvimento; a concepção de que as mais profundas funções mentais são decorrência de processos sociais; e que os processos sociais e psicológicoshumanos se dão a partir do uso de ferramentas ou artefatos culturais que medeiam as interações entre indivíduos e o meio. Mediação é, sem dúvida, um dos aspectos centrais da teoria Vygotskyana, pois é através dela que ocorre a aprendizagem, o que por sua vez é a mola propulsora do desenvolvimento. De acordo com Vygotsky, os seres humanos usam ferramentas que surgem da cultura, como a fala e aescrita, para mediar seus ambientes sociais.

Para Vygotsky (1994), o brincar e a interação com os jogos possibilitam à criança a aprendizagem de regras e a sujeição às ações impulsivas pela via do prazer. Logo, para ele, os jogos atuam como elementos mediadores entre o conhecimento já cristalizado, construído, presente no nível de desenvolvimento real, e nas possibilidades e potencialidades existentesna Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).

A ZDP se caracteriza pela faixa intermediária entre aquilo que o sujeito já é capaz de fazer sozinho sem a ajuda do outro e as suas possibilidades de ampliar o seu desenvolvimento e aprendizagem. Nesse espaço de transição, os novos conhecimentos estão em processo de elaboração e, frente à mediação dos instrumentos, signos e interlocutores, serãoconsolidados e ou ressignificados.











Para Schmidt a Aprendizagem Motora consiste no conjunto de processos associados com a prática ou a experiência, conduzindo a mudanças relativamente permanentes na capacidade de executar a desempenho habilidoso. Contudo, o fenômeno aprendizagem motora consiste na mudança interna relativamente permanente resultante da prática e feedback. (SCHMIDT;WRISBERG, 2001).

Partindo desses problemas, SCHMIDT (1975) elaborou a Teoria de Esquema Motor. Essa teoria propõe um programa motor generalizado (PMG) e os esquemas. O PMG é uma representação não de uma ação, mas de uma classe de ações, o que resolve o problema de armazenamento, contendo aspectos que não mudam durante várias execuções (sequenciamento, força e tempo relativo). Os esquemas sãoum conjunto de regras abstratas, um sistema de conhecimento que é fortalecido através da relação das informações das experiências anteriores. O esquema de lembrança é adicionado ao PMG selecionado para uma determinada ação, determinando a força, velocidade, direção da ação. O esquema de reconhecimento compara a ação planejada e a natureza das condições iniciais, comparando com o feedback da açãorealizada. Por exemplo, ao planejar um arremesso, a pessoa seleciona o PMG do arremesso e o esquema de lembrança especifica os parâmetros dessa ação. Após a sua execução, o esquema de reconhecimento compara o que foi planejado com o executado com as informações do feedback.



















Para Jean Piaget, o mecanismo da aprendizagem pode ser entendido como construção ereconstrução de estruturas mentais ou, de outro modo, sucessiva transformações de estruturas do indivíduo mercê da adaptação ao mundo exterior. As estruturas vão surgindo no decurso da vida por um processo de construção, mediante fatores básicos:
 
Fatores básicos do desenvolvimento cognitivo
 
Maturação – processo de desenvolvimento que ocorre espontaneamente como resultado daembriogénese e que se reflete na capacidade de manejar um número progressivamente superior de dados.

Experiência Física - experiência direta sobre os objetos e que requer uma abstração simples.


Experiência lógico-matemática - necessita já de uma abstração reflexiva.


Transmissão Social – informação da sociedade que chega ao individuo.


Equilibrição – entre a associação e a...
tracking img