Aspectos relevantes na teoria de vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lev Vygotsky
O psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) morreu há mais de 70 anos, mas sua obra ainda está em pleno processo de descoberta e debate em vários pontos do mundo, incluindo oBrasil. "Ele foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos nevrálgicos da pedagogia contemporânea", diz Teresa Rego, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Apesar de suaformação em Direito, destacou-se à época por suas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das obras de Arte, trabalhos que posteriormente foram incorporados no livro"Psicologia da Arte", escrito entre 1924 e 1926, incluindo naturalmente a tese de doutorado sobre Psicologia da Arte, que defendeu em 1925. Vygotsky é o grande fundador da escola soviética de psicologiahistórico-cultural. Era necessária, na época, a construção de uma ponte que ligasse a psicologia "natural", mais quantitativa, à psicologia "mental", mais subjetiva. Retornou a Moscou em 1924, envolvidoem vários projetos.
Aspectos relevantes na teoria de Vygotsky
● Principal foco de estudo: compreender a relação existente entre o pensamento e a linguagem e sua implicação no processo dedesenvolvimento cognitivo.
LINGUAGEM: Para Vygotsky a linguagem desempenha um papel fundamental na organização do pensamento, pois age sobre o pensamento reestruturando as várias funções psicológicas, taiscomo: - a memória; - a formação de conceitos; - a atenção.
● Para Vygotsky um indivíduo interage com a realidade e não apenas age sobre ela. Ele ainda sustenta que é a partir de relações intra einterpessoais que um indivíduo constrói seu conhecimento.
● Para Vygotsky a aprendizagem propicia o desenvolvimento das funções mentais.
Vygotsky é taxativo, em seus estudos, com relação a importância dalinguagem como instrumento que expressa o pensamento, afirmando que a fala produz mudanças qualitativas na estruturação cognitiva do indivíduo, reestruturando diversas funções psicológicas, como a...
tracking img