Três aspectos relevantes da teoria de vigotski para se pensar a aplicação da pisicologia na educação

488 palavras 2 páginas
TRÊS ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA SE PENSAR A APLICAÇÃO DA PISICOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Nascido na Bielo-Russia o psicologo Lev Vygotsky (1896-1934) em seu curto tempo de vida deixou uma obra que ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental da criança.
Seus estudos parte da teoria de que o homem é um ser mutável, e se desenvolve em interação com a sociedade. “Na ausência do outro o homem não se constrói homem” (Vygotsky). Em seus estudos sobre o desenvolvimento intelectual atribuía importância as relações sociais, Para Vygotsky todo aprendizado precisava de um mediador, o primeiro contado da criança com novos conhecimentos deveria ser mediado por um adulto ou outra alguém com mais conhecimento que o seu. A criança tem um papel ativo na aprendizagem porem não atua sozinha, segundo a teoria de Vygotsky podemos distinguir o nível de desenvolvimento da criança por aquilo que ela consegue realizar sozinha e àquilo que ela ainda precisa de ajuda para realizar, este conceito é denominado como zona de desenvolvimento proximal o que esta próximo de dominar, e zona de desenvolvimento atual ou real o que ela domina. “Ensinar o que a criança já sabe desmotiva o aluno e ir além de sua capacidade é inútil”(Teresa Rego)
Através da vida social, constante comunicação entre adultos e crianças e a experiência de gerações se da à formação do pensamento.
Para Vygotsky a fala é mais um instrumento para o desenvolvimento da aprendizagem, para organizar a atividade das funções, onde se dá a relação da linguagem e do pensamento e onde ocorre o pensamento verbal.
Outro aspecto relevante que Vygotsky defendia era a aprendizagem mediada ou mediação simbólica, trata do conceito de intermediação entre o ser humano e ambiente, da relação homem-mundo que se dá por meio de duas formas;
- através de instrumentos, que é o elemento intermediário entre o sujeito e o objeto do seu cobiça, ele é criado ou usado para alcançar uma determinada meta.
- através de signos,

Relacionados

  • dwsasd
    3250 palavras | 13 páginas
  • Lev VYgotsky
    6302 palavras | 26 páginas