Aspectos nutricionais relacionados com o envelhecimento da pele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA Curso de Nutrição

Carine Severo Kremer

ASPECTOS NUTRICIONAIS RELACIONADOS COM O ENVELHECIMENTO DA PELE

PORTO ALEGRE, 2009

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2 ENVELHECIMENTO DA PELE 3 VITAMINA A 4 VITAMINA B12 5 VITAMINA C 6 VITAMINA D 7 VITAMINA E 8 ZINCO 9 COLÁGENO MARINHO 10 REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO Os antioxidantes têm sido utilizados na prevenção doenvelhecimento da pele (GUARATINI; MEDEIROS; COLEPICULO, 2007). 2 ENVELHECIMENTO DA PELE As principais alterações que ocorrem com o envelhecimento da pele é o ressecamento (aspereza), a perda da elasticidade (flacidez) e a formação das rugas (FREEDBERG, 2005; HARRIS, 2003). Um dos mecanismos de envelhecimento da pele é a diminuição das secreções endócrinas (glândulas) e o estreitamento dasarétérias (pequenas artérias). Para contornar essa situação deve-se ingerir uma boa quantidade de líquidos. Em torno de dois litros de água por dia, pois hidrata a pele e estimula a função renal (TERRA, 2002). Na epiderme ocorre o achatamento da junção dermoepidérmica que, junto com outros fatores resulta em uma superfície menor entre a epiderme e a derme. Devido à diminuição entre esse espaço, há uma menorcomunicação e transferência de nutrientes (FREEDBERG, 2005). Em idosos a pele apresenta-se xerótica e flácida, especialmente nas extremidades distais, áreas na qual ocorre a diminuição de filagrina epidérmica, o que pode causar a presença intensa de escamas. A barreira cutânea também pode ser afetada por esta alteração (FREEDBERG, 2005). O crescimento linear das unhas e cabelos diminuem, assimcomo aumenta o período de cicatrização epidérmica após algum ferimento. A diminuição dos melanócitos está relacionado com a redução da barreira protetora corporal contra a radiação UV. A função endócrina de produção de vitamina D na epiderme também diminui durante o processo de envelhecimento. Alguns indivíduos idosos também apresentam diminuição dos níveis séricos de vitamina D (FREEDBERG, 2005). Aderme reduz a sua espessura devido a perda de fibras elásticas e de colágeno, tornandoa mais fina e fazendo com que perca a elasticidade da pele, favorecendo o aparecimento das rugas (CEZIMBRA, 2005; TERRA, 2002; FREEDBERG, 2005).

A microvasculatura dérmica de pessoas de meia idade ou idosos também pode mostrar discreto espessamento nas paredes dos vaso. Uma diminuição na espessura da paredevascular, provavelmente contribui para a fragilidade vascular (FREEDBERG, 2005). A radiação UVA também pode contribuir para o processo de dano octínico. UVA induz a formação de radicais livres que rapidamente reagem com a membrana lipídica e com aminoácidos. O dano à membrana resulta em uma liberação de ácido aracdônico , levando à uma ativação de mensageiros citosólicos secundários e demessageiros nucleares que ativam os genes de “resposta ao UV” (FREEDBERG, 2005). A pele é exposta a muitos agentes químicos, físicos e microbiológicos que podem dar origem à espécies reativas de oxigênio (ERO) e nitrogênio (ERN). Elas são essenciais para muitos processos fisiopatológicos e bioquímicos como a homeostase celular, tendo um equilíbrio entre sua formação e eliminação. Quando não se tem esteequilíbrio, um estado pró-oxidante é gerado, levando assim ao estado de estresse oxidativo (GUARATINI; MEDEIROS; COLEPICULO, 2007). Dos ERO formados na pele, pode ser destacada a hidroxila (HO*), que também pode ser formada pela radiação UV. Ela é bastante reativa e pode ter ações mutagênicas podendo ser cancerígena. O superóxido (O2) também pode ser destacado, que tem como alvo biológicoprincipalmente as proteínas, DNA e ácidos graxos insaturados (GUARATINI; MEDEIROS; COLEPICULO, 2007). ANTIOXIDANTES O superóxido dismutase (SOD) converte O2 em peróxido de hidrogênio (H2O2), prevenindo os danos que este radical poderia causar. Os seus sítios ativos podem conter diferentes íons, como cobre, zinco, manganês ou ferro (GUARATINI; MEDEIROS; COLEPICULO, 2007).

3 VITAMINAS

A vitamina é...
tracking img