Consequencias do envelhecimento populacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O envelhecimento populacional e as suas consequências
Com o avanço da medicina no ultimo século, aliado a um aumento no qualidade de vida, as pessoas passaram a viver mais. Isso representa umamudança na estrutura populacional de um país e tem grandes repercussões econômicas, políticas e sociais, no longo prazo.

Sabe-se que o envelhecimento da população é mais intenso nos países mais ricos,enquanto que nos mais pobres o processo de envelhecimento da população já começa a ser notado.

O problema que surge é como que os governos devem agir frente a este novo quadro social? Esta é umaquestão a ser pensada, pois uma população mais velha significa mais aposentados, aumento dos gastos públicos e até mesmo uma diminuição da força de trabalho. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas),hoje, aproximadamente 11% dos quase 7 bilhões de habitantes do planeta têm mais de 60 anos. Há, porém, uma estimativa que, em 2050, este número suba para 22%, de um total estimado de 9 bilhões depessoas.

Aliado ao envelhecimento da população, as famílias têm tido menos filhos, especialmente nos países mais desenvolvidos, como a França, por exemplo. Em 1970, as mulheres tinham, em media, 4,3filhos, enquanto que, atualmente, têm 2,6 filhos. Com isto espera-se que, na metade deste século, a população mundial comece a encolher.

Teorias macroeconômicas sugerem que um envelhecimento dapopulação pode desacelerar o crescimento de uma nação. Mas como? Esta é uma questão relativamente fácil de se responder. Enquanto mais pessoas se aposentam, e menos jovens tomam seus lugares, a força detrabalho tende a diminuir, ocasionando um menor crescimento econômico, a menos que haja um rápido ganho de produtividade. Como os trabalhadores estarão mais velhos, há a possibilidade de se perderprodutividade.

Há, ainda, outros problemas a serem considerados, como o previdenciário. Com o envelhecimento, haverá mais beneficiários que receberão aposentadorias, ocasionando um rombo no sistema....
tracking img