Tcc sobre estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Microcorrente na amenização de rugas finas juntamente com ácido hialurônico

FRANÇA, Dayane Caroline de Araújo¹; SIMÃO, Fernanda Kelly Diniz¹.

¹ Graduandas do 6º Período do curso Tecnólogo em Estética e Cosmética, do Centro Universitário Newton Paiva.

Resumo
Em decorrência da grande preocupação com a aparência física, despertou-se o interesse pela realização de pesquisas naárea de estética. O equipamento gerador de microcorrente é uma das opções de tratamento estéticos utilizado no processo de envelhecimento da pele, na tentativa de amenizar essa situação. Por isso, o presente estudo analisou e comparou os benefícios proporcionados pelo uso da microcorrente juntamente com ionto de ácido hialurônico, através da sua aplicação direta sobre a pele na região orbicular dosolhos, sulco naso-labial, região glabelar e testa. A pesquisa envolveu 1 mulher, com idade acima de 50 anos, que recebeu individualmente 5 aplicações de microcorrente distribuídas em 1 aplicação semanal. Ao final do estudo verificou-se melhora no aspecto nutricional e elástico da pele, bem como a suavização de rugas e linhas de expressão. Foram constatados então, os efeitos benéficos dasmicrocorrentes no rejuvenescimento cutâneo, mostrando-a como uma tendência terapêutica eficaz na suavização das marcas deixadas pelo tempo.
Palavras-Chaves: Microcorrentes, Ácido Hialurônico, Envelhecimento, Pele.
Sumário
1.0- Introdução2
2.0- Objetivo 3
3.1- Objetivo Específico3
3.0- Desenvolvimento3
4.2- Ética Profissional3
4.3- Legislação5
4.4- Estrutura dapele6
4.5- Envelhecimento Cutâneo7
4.6- Tratamentos de rejuvenescimento com ácido hialurônico8
4.7- Microcorrente na amenização de rugas finas e linhas de expressão9
4.8- A importância do uso do filtro solar no fotoenvelhecimento10
4.0- Metodologia11
5.0- Apresentação do Caso Clínico14
6.0- Discussão e Resultados14
7.0- Considerações Finais16
8.0-Referências16

1.0- Introdução
A ruga é o sinal mais evidente do envelhecimento da pele humana, que é caracterizada por alterações na sua função e estrutura. Desde o nascimento o organismo como um todo envelhece e seus sinais se tornam mais claros com o passar dos anos, atingindo seu ápice a partir dos 50 anos.
Para entender os processos de envelhecimento, se faz necessário compreender a fisiologiada pele, suas mudanças estruturais e funcionais que ocorrem com o avançar da idade, analisando as alterações advindas tanto de processos intrínsecos como extrínsecos (ÓRIA, et al, 2003), que engloba fenômenos biológicos naturais e os fatores de agressão ambiental e também o fotoenvelhecimento.
De acordo com West (1994), o aspecto nutricional da pele juntamente com enrugamento e flacidez da peleestá entre os piores fatores trazidos pelo envelhecimento cutâneo. Essas disfunções estéticas possuem significativa importância, principalmente para as mulheres que procuram sempre por tratamentos que corrijam tais imperfeições.
A estética facial possui técnica que utiliza microcorrente também chamada de MENS (Microcurrent Eletrical Neuromuscular Estimulation), que produz sinais elétricosparecidos com os do corpo humano, promovendo aumento da síntese de proteína, favorecendo o aumento de ATP (Adenosina Trifosfato), melhorando assim a elasticidade da pele e aumentando sua viscosidade. (BRAGA, 2002).
Outro importante e eficaz tratamento contra o envelhecimento cutâneo é o ácido hialurônico em forma de ionto, usado juntamente com a microcorrente. O ácido hialurônico é usado como meiohidratante e como sistema de encapsulação de fármaco e cosméticos. (OGRODOWSKI, 2006). O ácido hialurônico existe naturalmente em todos os organismos vivos e é um componente dos espaços entre as células nos tecidos do corpo (espaço extracelular). Aproximadamente 56% da concentração do ácido hialurônico no corpo é encontrado na derme. À medida que envelhecemos as células da pele diminuem a...
tracking img