Aspectos multiculturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspectos Multiculturais existem nas raças, miscigenação, na sala de aula, no mundo dos negócios, nas negociações, globalizações na cultura, na sociedade, religiões, economia, política em outros países como Canadá, EUA, Austrália e etc existem a misturas de raças sem a intervenção do estado.
Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas. Trata-se da miscigenação dos credos e culturas queocorrem no Brasil desde os tempos da colonização,
E uma das principais características da cultura brasileira é esta diversidade. O processo imigratório teve grande importância para a formação desta cultura. O Brasil incorpora em seu território culturas de todas as partes do mundo. Podemos dizer que este processo de imigração começou em 1530 quando os portugueses deram início à colonização doBrasil. Os primeiros imigrantes não-portugueses que vieram para o Brasil foram os africanos, que eram utilizados como escravos nas lavouras de café.
Graças ao rápido desenvolvimento das plantações de café, esta colonização intensificou-se a partir de 1818, quando para cá vieram imigrantes de fora de Portugal à procura de oportunidades. Vieram suíços, alemães, eslavos, turcos, árabes, italianos,japoneses, entre outros.
O caso brasileiro é bem mais complexo, porque aqui se desenvolveu um processo colonizador cuja característica fundamental foi a mestiçagem cultural. A riqueza cultural e étnica do país não é levada em consideração no quotidiano, tendendo ao estereótipo e à disseminação de preconceitos.
Em resposta, os conflitos das minorias não se dão apenas com a maioria, mas muitas vezesentre elas próprias, transformadas umas para as outras em bode expiatório de sua exclusão social. A discriminação dá-se através de muitas maneiras. Os nordestinos, por exemplo, são tidos como ignorantes no sul do país, como “gente” inferior, pouco inteligente, feita para o trabalho braçal ou outros sem qualificação que exija cultura e quociente intelectual razoável.
O Brasil é um país de raízesmestiças, e que não constitui historicamente minorias. Deveríamos estar abertos às diferenças que faz do povo brasileiro um povo tão misto em nossas heranças culturais. É nesta pluralidade e na diversidade dos brasileiros que se pode construir o presente e perseguir o sonho do futuro possível.
Multiculturalismo (ou pluralismo cultural) é um termo que descreve a existência de muitas culturas numalocalidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente e até convivialmente no que se convencionou chamar de “mosaico cultural”.
O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo; porém, alguns países europeus advogam discretamente a adopção de uma política multiculturalista.
Em contraponto ao Multiculturalismo, podemos constatar a existência de outraspoliticas culturais seguidas, como por exemplo:
O monoculturalismo vigente na maioria dos países do mundo e ligada intimamente ao nacionalismo, pretende a assimilação dos imigrantes e da sua cultura nos países de acolhimento.
O Melting Pot, como é o caso dos Estados Unidos e do Brasil, onde as várias culturas estão misturadas e amalgamadas sem a intervenção do Estado.
Sim. O Brasil é formadopela união de vários povos e várias culturas. Por isso, eu considero que seja um país multicultural! =D
Melting Pot, como é o caso dos Estados Unidos e do Brasil, onde as várias culturas estão misturadas e amalgamadas sem a intervenção do Estado.
Aspectos Multiculturais Em Negociação
1 Aspectos Multiculturais em Negociação
A globalização criou novas exigências ao mercado de trabalho eestá impondo a todos a necessidade de buscar aperfeiçoamento pessoal e profissional.
Desta forma, cada vez mais os profissionais, e especialmente aqueles que por força da posição tem que estar em contato ou negociar com outras culturas, terão que construir um conhecimento sobre essas culturas e ampliar a forma de comportamento quando inserido nelas.
.1 Importância da Cultura como elemento da...
tracking img