Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário:



Seção Primária

1 – Introdução ..............................................Páginas



Seção Secundária

2 – Liderança.....................................................Páginas 3 a


3 – Relações Interpessoais..............................Páginas


4 – Gestão de Conflitos.......................................paginas 13,14


5 –Ética...............................................................

6 – Trabalho em equipe........................................



Seção Terciária

7 – Conclusão.......................................................




INTRODUÇÃO

A psicologia Organizacional iniciou-se com psicologia do trabalho na década de 30, com a formação de psicotécnicos que na sua maioria eram engenheiros que se dedicavam aosproblemas de ajustamento humano ao trabalho. Esses profissionais eram formados na escola de Sociologia e política de São Paulo, no Instituto de Seleção e Orientação Profissional da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Mas é a partir da obra do autor Emilio Mina y Lopez, que formou na década de 50 a psicologia Industrial e do trabalho.

Então, a partir dessa década (50), o trabalhador deixou deser visto isolado, e a organização passou a ser vista como uma fonte de variáveis qual deveriam ser consideradas no processo de ajustamento do trabalho. Essa visão ficou clara com a abordagem humanista (segundo Chiavenato 1999); ela nasceu da necessidade de corrigir a tendência a desumanização como grupos de pessoas, enfatizando estas pessoas, lhe transmitindo confiança e lhes dando autonomia.

“Aorganização é um sistema de atividades conscientes coordenadas de duas ou mais pessoas, a cooperação entre elas é essencial para a existência da Organização” (Chiavenato, 1999)

Existem muitas organizações e é grande a influência das organizações sobre a vida dos indivíduos, tudo é influenciado pela sociedade que é uma Organização (maneira de vestir, trabalhar, divertir etc.). Mas a organizaçãorecebe influencia de seu influenciado, com isso percebe-se que a sociedade moderna é uma sociedade de organizações humanas.

As organizações são sistemas muito complexos, é devido a essa complexidade que a psicologia Organizacional tem seu campo de trabalho; É a sua imenção nesse campo se torna necessário para que fenômenos Organizacionais sejam compreendidos.
O psicólogo dentro da Organizaçãoprecisa conhecer a dinâmica de funcionamento do local, buscar conhecimentos em relação à administração de recursos humanos, habilidades para conciliar os meios da empresa e funcionários repensar alternativas e abordagens, para assim satisfazer as necessidades da organização.
Atualmente o psicólogo Organizacional conquistou seu “espaço”, através de um bom trabalho, perseverança e competência,mostrando a sua importância dentro da empresa. Assim a diversidade de atuação do psicólogo Organizacional.




Dentre muitas funções que o psicólogo Organizacional pode realizar com competência são:

• Planejar, elaborar e avaliar análise do trabalho;
• Participar de recrutamento e seleção de pessoal;
• Elaborar, executar e avaliar, em equipe multiprofissional, programas de treinamento eformação de mão-de-obra;
• Participar, assessorar, acompanhar e elaborar instrumentos para o processo de avaliação pessoal;
• Planejar, coordenar, executar e avaliar programas de treinamento, de capacitação e desenvolvimento de recursos humanos;
• Participar de programas educacionais, culturais, recreativos e de higiene mental, com vistas a assegurar a preservação da saúde e da qualidade de vidado trabalhador;
• Encaminhar e orientar os empregados e as organizações;
• Coordenar e supervisionar as atividades de psicologia Organizacional;
• Participar do processo de desligamento de funcionários;
• E participar como consultor no desenvolvimento das organizações sociais e etc.





O QUE É ÉTICA?
A palavra ética deriva do grego ethos que significa modo de ser, caráter. Para a...
tracking img