Curriculo no ensino superior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR: FORMANDO DOCENTES PARA OPTAR POR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICA MULTICULTURAL

CARPIM, Lucymara – PUCPR
Lucymara.carpim@pucpr.br

Eixo Temático: Cultura, Currículo e Saberes
Agência Financiadora: não contou com financiamento

Resumo

A pesquisa aqui relatada tem por objetivo apresentar as considerações de 36 futuros professores, que estãofreqüentando um curso de especialização de formação para a docência universitária, em uma instituição acadêmica na Cidade de Curitiba, sobre a importância de adotar uma prática pedagógica que leve em consideração os aspectos culturais de seus alunos, por meio de estratégias pedagógicas de forma inovadora, despertando para a promoção no ambiente escolar de novas relações entre os sujeitos,construindo novos espaços para a criação e a troca de experiências onde sejam oportunizadas atividades que possibilitem um repensar sobre o multiculturalismo, entendendo que não há educação que não esteja envolvida com o contexto cultural de seus alunos. Defrontamo-nos diariamente com diversas situações multiculturais, que exigem o abandono de ações pedagógicas padronizadas e mecanizadas. Por contadisso, se faz necessário um despertar durante a formação acadêmica dos futuros educadores sobre a relevância de adotar em sua prática o diálogo sobre as representatividades sociais dos discentes, com destaque para as distintas identidades culturais e de suas representações políticas. A pesquisa apresentou que os educadores percebem a importância de um fazer pedagógico que adote em suas ações asexperiências vividas pelos alunos, trazendo para o espaço de sala de aula o entendimento sobre a diversidade cultural, assim como o despertar dialógico para uma leitura crítica levando-os a uma prática social e política multiculturalmente comprometida. Os professores pesquisados embora apresentem formações diversas em bacharelado entendem que estratégias adotadas durante a sua prática pedagógica podem seraplicadas levando em considerações uma orientação multicultural enriquecendo seus currículos, tratando a diferença e a identidade como questões políticas e educacionais.

Palavras-chave: Multiculturalismo. Currículo. Estratégias pedagógicas.
Introdução
Muito se tem escrito nos últimos anos sobre a perspectiva da educação para o século XXI, produções que abordam críticas, análises e reflexõessobre o multiculturalismo e o papel da escola na condução de um currículo que promova a reflexão e discussões sobre a diversidade cultural.
É necessário identificar como se processa a formação, o diálogo e o entendimento dos futuros educadores com relação a sua atuação pedagógica, considerando a diversidade cultural e as estratégias pedagógicas que podem ser propostas visando propiciar umaorientação multicultural que adotada em seus currículos possibilitem um trabalho inovador e inclusivo.
Observa-se que a escola ainda produz a exclusão de grupos étnicos e culturais, tendo em vista os aspectos ideológicos e dominantes. Dessa forma é essencial que o educador reconheça durante a sua formação acadêmica o que significa o multiculturalismo e como ele pode por meio de uma prática pedagógicainovadora, oportunizar que seus educandos tenham acesso aos bens culturais e econômicos, com vistas à interação com a sociedade em que vive de forma democrática.
É importante destacar o que os pilares da educação segundo apresenta Delors (1999, p. 87), reforça a importância educacional sobre os aspectos do aprender a viver juntos e aprender a ser:

Para poder dar resposta ao conjunto das suasmissões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as...
tracking img