Aspectos introdutorios a contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Norte do Paraná – Unopar.

Teresópolis, 24 de Abril de 2012.

Aluna: .

Disciplina: Contabilidade Básica.

Matrícula: .

1º Semestre de Ciências Contábeis.

Tema: Aspectos Introdutórios em Ciências Contábeis.



CONCEITO DE CONTABILIDADE:

O Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado na Cidade do Rio de Janeiro, de 17 a 25 de agosto de 1924, formulouum conceito oficial para CONTABILIDADE. “Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à Administração Econômica.”

Segundo a CVM - Comissão de Valores Mobiliários, através da deliberação 29/86, Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises denatureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

Segundo Hilário Franco (1990), "Contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suasvariações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial." Por fim, “Contabilidade é a ciência social que estuda a situação e evolução do patrimônio das células sociais com o intuito de gerar informações para o seu crescimento e de toda sociedade. “ (Valdenir Britto)



CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE:

O campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidadeseconômico administrativas, até mesmo as pessoas de direito público, como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias etc..

O campo de aplicação da contabilidade são as células sociais que dão movimento ao Patrimônio, ou, mais tradicionalmente, aziendas.

1. Para o professor Célio Cruz (1995), Aziendas são as entidades econômicas administrativas, isto é, são todos os entes que, para atingiremseu objetivo, seja ele econômico ou social, possuem um Patrimônio e necessitam de uma gestão sobre o mesmo.



AZIENDAS

ELEMENTOS ESSENCIAIS

¾ PATRIMÔNIO

¾ GESTÃO

¾ TRABALHO

A Contabilidade pode ser aplicada à todas as entidades econômico-administrativas.

Aplica-se tanto às sociedades mercantis como às sociedades civis, inclusive as associações civis ou mesmo aquelas semfinalidade lucrativa.

Ressalte-se que o campo de atuação da Contabilidade não se restringe aos grandes empreendimentos, aplica-se o conhecimento contábil aos micros e pequeno negócios e também no controle do patrimônio das pessoas físicas (ou pessoa natural).

Segundo Ernesto J. da Silva (2002), A Contabilidade pode ser estudada de modo geral(para todas as empresas) ou em particular (aplicadaem certo ramo de atividade ou setor da economia). Assim, no estudo da Contabilidade pode-se enfocar, dentre outros, os seguintes ramos:

1 - Contabilidade Comercial e de Serviços;

2 - Contabilidade Industrial;

3 - Contabilidade Bancária;

4 - Contabilidade Hospitalar;

5 - Contabilidade Pública;

6 - Contabilidade de Cooperativas;

7- Contabilidade Securitária;

8 -Contabilidades de Transportes (rodoviário, marítimo, aéreo);

9- Contabilidades de Atividade Rural – agropecuária;

10- Contabilidade de Autônomos;

11- Contabilidade das Pessoas Físicas.























FINALIDADE DA CONTABILIDADE:



A função fundamental da Contabilidade é fornecer informação útil para a tomada de decisões econômicas. Neste aspecto destacam-se duasfunções que julgamos imprescindíveis ao lidar com Contabilidade.

FUNÇÃO ECONÔMICA: Apurar o resultado do período, o qual pode se apresentar na forma de lucro ou prejuízo.

FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: Controlar o patrimônio da entidade, tanto sobre o aspecto estático (posição em dado momento, ex: o balanço patrimonial) como dinâmico. (representa o movimento ou as mudanças qualitativas e...
tracking img