Capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CIVILIZAÇÃO MAIA: RELIGIÃO

O Popol Vuh é o livro sagrado dos Maias, considerado o livro da comunidade ou do conselho, é a Bíblia Maia. Este é a fonte mais completa para o conhecimento damitologia Maia
Os deuses Maias possuíam uma natureza antropomorfa, pensamento que atribui aspectos á Deus, fitomorfa, pensamento que atribui aspectos das plantas á Deus, zoomorfa, forma de pensamento queatribui aspectos de animais a Deus, e astral, tudo que se refere ao universo. A figura mais importante do panteão Maia é itzamná, que é vinculado ao deus Sol, Kinich Ahau, é a deusa da Lua Ixchel,representada como uma velha mulher demoníaca. Alguns pesquisadores acreditam que seu nome deriva das palavras com as quais supostamente se definiu ante os homens.
Os maias acreditavam que existiam 4divindades, que correspondiam as 4 divisões do universo e eram os Bacabs. Eles aparecem sustentando o céu, identificados aos 4 pontos cardeais e associados á 4 cores simbólicas: Leste- Vermelho, Norte-Branco, Oeste-Preto, Sul-Amarelo.Estes seriam filhos de Hunab Ku, que era o ser supremo e todo poderoso.
Chac, ocupava o lugar do deus da chuva e costumava aparecer muitiplicado em Chacs , divindadesque produzem a chuva esvaziando suas cabaças e jogando machados de pedra. O deus do milho, Ah Mun estava relacionado com a vegetação e com o alimento básico; Frequentemente brigava com o deus da morteAh Puch, senhor do nono inferno.Outras divindades associadas as trevas e á morte são : Ek Chuah, deus negro da guerra, dos mercadores e das plantações de cacau, também Ixtab, deusa dos suicídios.
Aobservância do movimento difundiam uma concepção dos astros e dos fenômenos climáticos trazia ao pensamento religioso maia uma noção de que os fenômenos eram marcados por uma repetição. Acircularidade temporal influenciava, até mesmo, a origem do homem na terra.
Segundo o Popol Vuh, os deuses criaram os seres que não possuíam consciência de si, por isso, não poderiam adorá-los. O homem surgiu...
tracking img