Aspectos introdutorios da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIASCONTÁBEIS.............................4
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................12
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ......................................................................13

INTRODUÇÃO

A Contabilidade é um importante provedor de informações para a avaliação do desempenho empresarial, e que tradicionalmente as empresas utilizam essaferramenta para avaliar o desempenho de sua gestão, o que têm revelado incontestável importância na gestão empresarial. Cabe a Contabilidade ter ações e identificação das mudanças que ocorrem no ambiente empresarial, de modo que os eventos contábeis sejam registrados da forma adequada, que sejam adotadas medidas para que haja flexibilidade na base de dados contábeis, e que suas informações possamatender às novas finalidades. Com a freqüência com que ocorrem mudanças no ambiente empresarial, constantemente os tomadores de decisão vêem-se diante de novas demandas também em termos de informação. A Contabilidade precisa se adequar a essas necessidades, já que cabe a ela o provimento de uma parte importante das informações necessárias para o tomador de decisão conduzir as suas ações dodia-a-dia e as ações estratégicas, de longo prazo, de sua organização.


Como sabemos a Contabilidade é parte integrante das ciências mais antigas do mundo e desde o seu inicio que tem como finalidade o patrimônio, assim ao longo dos anos a Contabilidade tem se modificado e adaptado às mudanças ocorridas na sociedade. Assim também tomando os devidos cuidados com os ambientes organizacionaistais como o ambiente geral e o ambiente de tarefas.


Assim podemos perceber que a Contabilidade não é somente uma ciência que estuda os números, mas que abrange todos os aspectos da vida humana, não ficando essa ciência restrita somente em empresas, mas para todas as pessoas que se interessem por informação. Neste estudo vamos aprofundar vários aspectos da Contabilidade, tais como suaimportância na gestão empresarial, o que ela pode contribuir para a administração, orientar seus usuários nos itens jurídicos que hoje mais incidem no dia-a-dia das empresas e efetuando os cálculos essenciais para a tomada de decisões das organizações. Então vamos lá, nos aprofundar nesse fascinante mundo da Contabilidade.



ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A contabilidade éuma ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade. Possui três requisitos para ser ciência: o campo de atuação que são as entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método: das partidas dobradas. Historicamente o objetivo da contabilidade tem sido o patrimôniodas entidades e o seu uso. É através da contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativo e quantitativo do patrimônio.
A escrituração contábil representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o Método das Partidas Dobradas, Plano de Contas e demais normas envolvidas. Realizada no Livro Diário: este livro é obrigatório, todas as empresas devem fazeros lançamentos, encadernar e registrar em órgãos competentes. O registro no livro é realizado em ordem cronológica; e Livro Razão: o registro no razão é realizado em contas individualizadas; tem-se assim um controle por conta.
Contabilidade Gerencial é o processo de identificar, mensurar, reportar e analisar informações sobre os eventos econômicos da empresa. No mundo atual, altamente...
tracking img