Aspectos introdutorios em ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A contabilidade e o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para as tomadas decisões dentro e fora da empresa. Ela e muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões.
Existem debates e as críticas quanto à ineficiência da Contabilidade tradicional, enquanto construtora e mantenedora de sistemas de informações, responsável por suprir os gestorescom informações úteis e em tempo hábil na condução do processo de gestão das atividades empresariais, já data de algum tempo.
A Contabilidade tradicional tem-se prestado à mensuração (ainda que conceitualmente falha) de eventos econômicos passados das organizações, na maioria das vezes, em atendimento às necessidades fiscais. Uma gestão com foco na continuidade da organização não se fazextrapolando dados do passado. Para atingir os estados futuros desejados, há que se simulem eventos futuros, visto que decisões que se concretizarão no futuro são tomadas no presente. Assim a contabilidade, enquanto ciência tem uma rica base conceitual da qual devemos nos valer e, interagindo de forma multidisciplinar com os demais ramos do conhecimento, buscar a construção de uma via alternativa àContabilidade tradicional, cuja base conceitual é inadequada para modelar as informações destinadas ao uso dos gestores.
A Contabilidade tem evoluído ao longo dos anos em função de diversos estudos que possibilitam o surgimento de novas e melhores formas de controlar o patrimônio através de um sistema informações que possibilitam a tomada de iniciativas mais racionais no intuito de garantir acontinuidade e o sucesso das organizações. Para isso, o estudo da Contábil idade, como o de qualquer outra ciência, necessita estar centrado num foco, num objeto que será investigado e desnudado, visando conhecê-lo intima- mente. Também é necessário identificar o objetivo, ou seja, o alvo, a meta, a finalidade do que se pretende atingir como estudo do objeto; bem como, as funções que são as açõesnaturais da Contabilidade, as atribuições que são desencadeadas para garantir o atendimento dos objetivos. Assim, neste trabalho, procura-se demonstrar, de forma condensada, a evolução do pensamento contábil, identificando o objeto, os objetivos e as funções de tão importante ciência.

Por intermédio deste artigo expor-se-á, de um modo sucinto a história e a evolução da contabilidade, relacionando-acom as mudanças estruturais de cada período e enfatizando a sua interligação com os diversos campos da gestão empresarial e a imprescindibilidade no planejamento estratégico e operacional da organização. Serão apresentados aspectos relacionados tanto aos profissionais da contabilidade quanto aos profissionais da administração, visando demonstrar a ligação existente entre eles, pois para osadministradores são fundamentais os relatórios e demonstrações elaboradas pela contabilidade, necessários à tomada de decisões de caráter organizacional.
Por fim, serão expostos vários aspectos que interligam a contabilidade com a administração, visando um melhor resultado financeiro nas unidades empresariais.

1. CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE.
Às definições da Contabilidaderegistradas até aqui, acrescentaremos algumas evidenciadas por escritores da Contabilidade.
No conceito de Hilário Franco:
A Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação – necessárias àtomada de decisões – sobrea composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. (FRANCO, 1997, p. 21)


Segundo Orrú (1990, p. 12) “a Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades”.
Na visão de Sá (1998, p. 42) “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais,...
tracking img