Aspectos economicos e sociais ligados a responsabilidadesocial e desenvolvimento sustentável das empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:
O presente artigo aborda temas relacionados aos aspectos financeiros, econômicos e sociais ligados ao Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social nas empresas. Cita exemplos de grandes, médias e pequenas empresas nacionais e internacionais, mostrando o que elas têm feito para diminuir o impacto ecológico de seus negócios no meio ambiente e o que têm feito para diminuir gastose aumentar seus lucros ao mesmo tempo em que integra a sociedade às suas atividades econômicas. Mostra exemplos também de como reaproveitar materiais que estavam em desuso e revende-los e assim ter lucro, mostra que as empresas já se preocupam com plantio sustentável para usar de matéria prima para seus negócios, mas, principalmente mostra que o pensamento dos administradores e empresários já estámudando, eles começam a ter o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social nas empresas como a coisa certa a ser feita, não apenas porque está “na moda” ou porque pode dar lucro, visão a preservação do ambiente para que as gerações futuras possam usufruir dos mesmos recursos que temos hoje.
Palavras-Chave: Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social, SustentabilidadeIntrodução:

O papel das empresas é nítido e cada vez mais fundamental para o futuro da humanidade, a responsabilidade social não pode mais ser tratada de forma superficial visando apenas os lucros e uma parcela pequena de contribuição “exigida” pela lei. Diante do cenário econômico atual, o desenvolvimento sustentável se faz necessário não apenas do ponto de vista das empresas, mas num contexto amplode viver em sociedade.
Este projeto visa discorrer sobre aspectos econômicos e sociais, que vão influenciar diretamente na administração das empresas no almejo de um desenvolvimento sustentável. E ainda chamar atenção para a responsabilidade quanto preservação da qualidade de vida através de atitudes positivas a favor do meio ambiente e da sociedade. Além de conscientizar as empresas sobre aimportância de administrar os impactos causados por suas atividades e a necessidade de um planejamento em longo prazo definindo metas, prioridades e objetivos.
No decorrer desse projeto vão ser citados pontos de vistas de diversos autores sobre o assunto e as implicações que envolvem o conceito de desenvolvimento sustentável dentro das empresas. O comprometimento deve se entendido por todos daempresa, não apenas pelos responsáveis por sua administração. Uma empresa socialmente responsável precisa implementar na missão, visão e valores a importância de gerar benefícios sociais além dos ganhos econômicos.
Através do exemplo de grandes empresas que já vem gradativamente implementando mudanças, fazendo sua parte no uso sustentável dos recursos naturais disponíveis, pode-se ver como épossível e necessário preservar esses recursos para no futuro continuar a dispor deles. E ainda como essa atitude socialmente correta vem crescendo em toda a sociedade, atingindo os próprios consumidores que esperam que s empresas dêem sua parcela de contribuição para amenização dos problemas.
Durante a exposição de diversos fatores relevantes ao estudo, esse projeto não pretender esgotar o assunto,apenas pautar pontos principais que envolvem o tema. Reunindo diversos pontos de vistas sobre a implementação do desenvolvimento sustentável nas empresas privadas. Abordados esses aspectos pode-se ter uma visão melhor se é possível, voltar-se para o bem estar da população, preservando o meio ambiente e aplicar gradativamente alternativas sustentáveis, mantendo o lucro e o crescimento econômico dasempresas.
Este Artigo foi realizado através do método de revisão bibliográfica, através de livros-textos e artigos publicados em jornais e revistas.

1- Revisão Bibliográfica

Segundo o Relatório Brundtland (Nosso Futuro Comum), feito a partir da Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1987, que foi presidido por Gro Harlem Brundtland (ex-primeira-ministra da Noruega),...
tracking img