Aspectos da imagem corporal de idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 94 (23353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARMENCITA MÁRCIA BALESTRA

ASPECTOS DA IMAGEM CORPORAL DE IDOSOS, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS

CAMPINAS 2002

ii

FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA-FEF-UNICAMP

Balestra, Carmencita Márcia B195i A imagem corporal de idosos praticantes e não praticantes de atividades Físicas / Carmencita Márcia Baletra. – Campinas: [s.n], 2002. Orientador: Maria daConsolação Gomes Cunha Fernandes Tavares Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de campinas 1. Idosos. 2. Imgem corporal. 3. Gerontologia. 4. Educação Física. I. Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes. II. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. III. Título.

iii

CARMENCITA MÁRCIA BALESTRA

ASPECTOS DA IMAGEMCORPORAL DE IDOSOS, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS

Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, sob a orientação da Profa. Dra. Maria da Consolação G.C.F.Tavares.

Campinas 2002

iv

BANCA EXAMINADORA

Profa.Dra.Maria da Consolação G.C.F. Tavares ( Presidente)

Profa. Dra. Maria José D’alboux Diogo

Prof. Dr.Edison Duarte

v

DEDICATÓRIA A memória de meu pai, pois, sem os seus ensinamentos, o que seria? A minha mãe, que era Zizi e a vida fez Maria, que muito me ensinou e ainda ensina como viver melhor a cada dia que passa. Aos meus filhos, Juliana Paula e Thiago, a força para essa e tantas outras jornadas que certamente ainda estão por vir. Ao meu neto, Thiago Filho, meus momentos de alegria nosúltimos dois anos e certamente na minha velhice. Aos meus irmãos, pela compreensão nas longas ausências em nossos momentos com a família,

vi

AGRADECIMENTOS SINCEROS

A professora, Consolação, por contribuir decisivamente na realização do meu primeiro trabalho científico. Aos idosos, sujeitos desta pesquisa, a equipe da Vila Vida e da OVG, pelo entendimento e compreensão da importânciadesse estudo. Ao professor Américo Pellegrini Filho, ECA/USP, que mesmo sabendo que às vezes eu virava uma “onça”, sempre me incentivou a pesquisar os eventos que fazem a alegria de nosso povo. Ao professor Warley, pela paciência na construção do projeto inicial e que afinal, conseguiu apresentar não um, mas vários “problemas”. Aos professores Edison Duarte/FEF/UNICAMP e Nivaldo David FEF/UFGO, peloestímulo, oportunidade e postura ética da condução deste mestrado interinstitucional. Aos colegas do Solar do Pequi, especialmente a Eliane, Patrícia e Katiúscia, pela partilha das alegrias, dificuldades e às vezes, do próprio pão. Aos professores Jocimar Daólio e Heloísa B. Reis, pelas longas conversas no Solar do Pequi, onde os dois me mostraram com grande humildade que o conhecimento é tãosimples quanto, um bolo de fubá com café. Aos meus alunos da ESEFFEGO e ao professor Aladi José de Lima, pela compreensão nos momentos de ausência.

vii

RESUMO

A mudança demográfica ocorrida no século XX mudou o perfil etário dos brasileiros.Segundo convenções sociodemográficas, a velhice é a última etapa da vida humana e é delimitada a partir dos 60 anos para países que vivem em tentativade desenvolvimento. O envelhecimento, enquanto fenômeno, desperta de forma significativa o interesse de pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento, entre elas, a educação física. Este é um estudo sobre a velhice, a imagem corporal e atividades físicas. Tivemos como base, um referencial teórico que discute a velhice e a imagem corporal. Para uma melhor compreensão da imagem corporal dosidosos, definimos como universo para este estudo os moradores da unidade gerontológica Vila Vida, localizada na cidade de Goiânia/GO e os freqüentadores do Centro de Convivência de idosos/CCI, que funciona no mesmo local. Foi definido como critério da população alvo serem os moradores e os freqüentadores praticantes e não praticantes de atividades físicas sistematizadas. Assim, desenvolvemos uma...
tracking img