Asos comunicantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA





VASOS COMUNICANTES















Niterói
04/09/2012
RESUMO
No trabalho experimental que está sendo apresentado foi realizadauma analise de comprovação do Princípio de Pascal, o qual diz que o acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido. Essa comprovaçãofoi feita através da observação de um sistema de vasos comunicantes, que constitui em um recipiente formado por diversos ramos de formas e volumes diferentes, mas que estão ligados por uma mesma base,ou seja, se comunicam entre si.

INTRODUÇÃO
A hidrostática, também chamada estática dos fluidos é a parte da física que estuda as forças exercidas por e sobre fluidos em repouso. Aplicar umaforça num determinado ponto do fluido não provoca o seu movimento (ou de parte significativa dele). Para deslocarmos o fluido devemos "diluir" a força, aplicando-a sobre uma certa área do fluido,distribuindo a sua ação. Essa distribuição da força numa área A é o que denominamos pressão. Neste trabalho foi feito um experimento de observação do comportamento de um liquido sob a ação de uma pressãodentro de vasos comunicantes.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Blaise Pascal(1623-1662), físico, filósofo e matemático francês influenciado pelas experiências de Torricelli enunciou os primeiros trabalhossobre vácuo e demonstrou as variações da pressão atmosférica. Esclareceu os princípios barométricos da prensa hidráulica e da transmissibilidade da pressão.
O Princípio de Pascal, ou Lei de Pascal, éo princípio que estabelece que a alteração de pressão produzida num fluido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente, ou seja, um fluído quandoestá sob pressão tem a capacidade de exercer uma determinada força para fora, sobre qualquer superfície de contanto, com isso pode-se supor que a pressão é a razão entre a força que é aplicada ao...
tracking img