Religiosidade popular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A religiosidade popular (conjunto de práticas simbólicas de raiz popular) é um facto que acompanha a vida da Igreja Católica (aqui escolhida na sua qualidade de religião mais representativa no nosso país) e que a acompanhou durante todos os séculos. Trata-se de expressões, gestos, atitudes, que expressam uma relação pessoal com Deus: beija-se a cruz, percorre-se a Via Sacra, participa-se numaperegrinação, ajoelha-se diante do túmulo de um mártir ou um santo, conservam-se restos do seu corpo ou dos seus vestidos. No caso português é esta religiosidade que, sob uma aparente unidade enraizada no catolicismo, manifesta mais fielmente a pluralidade da sociedade portuguesa na vivência do sagrado. |

Habitualmente a religiosidade popular afirma-se em contraposição à oficial, sendo entendidapor muitos como uma forma híbrida, isto é, formas inadequadas de entender e praticar a religião oficial. Em Portugal, por exemplo, as crenças populares incluem, ainda hoje, um conjunto de crenças e gestos mágicos oriundos do paganismo celta.

É difícil precisar onde foram os portugueses encontrar este "imaginário", este "fantástico", este culto do sagrado, com uma estruturação rigorosa de espaçoe do tempo e onde avultavam as grandes festas da Primavera e do Outono. É neste contexto de assimilação das crenças e antigos ritos pagãos, que se perpetuaram ao longo dos séculos na tradição oral, que se deve buscar a origem da maior parte dos ritos e crenças que definem a religiosidade popular. 

As festas populares, manifestações colectivas, as crenças e ritos de devoção particular são asgrandes marcas da religiosidade popular no nosso país. Nas festividades populares, com ou sem relação com o ritual oficial e, muitas vezes, com origem em cultos naturalísticos, é possível encontrar manifestações particulares, por vezes, com carácter mágico. 

A atenção especial aos sinais da natureza como a água, a terra, a luz, o céu fascinou desde sempre as pessoas. A religiosidade popular,cósmica e natural, pode servir, no caso da Igreja Católica, para compreender melhor a utilização de sinais e gestos simbólicos que expressam uma componente profundamente humana e religiosa. Por isso, tem sido sempre chamada a atenção para uma verdadeira integração entre a liturgia e a piedade popular, como aconteceu na liturgia da Igreja dos primeiros séculos, com algumas celebrações, e na liturgiaromana da Idade Média, com as procissões, ladainhas e outros ritos, assumidos em forma de culto.

O catolicismo, assumindo uma dimensão universal (católica), não pretende ser uma religião de elites. A sua história faz-se dentro dos povos, com os seus membros diversificados, a sua tradição e cultura, a sua história e os seus projectos. 

O sector do turismo e do Património devem entender que, nocampo religioso, todas estas dimensões estão presentes e devem ser descodificadas e valorizadas. Só respeitando e dialogando se pode ajudar a crescer.
O povo português tem uma longa ligação à tradição, sobretudo os meios mais populares e aldeãos, com a permanência e a sobrevivência de aspectos da religiosidade popular. Em muitas festas e celebrações, contudo, o aspecto folclórico tende asobrepor-se a este fundo de significações e memórias: a dimensão religiosa está mais colocada ao lado, mas é importante que continue, é necessário garantir o aspecto religioso na festividade, como uma manifestação de júbilo da comunidade.

No nosso tempo, muitas festas e tradições populares sofrem um trabalho de patrimonialização, trabalho que resulta frequentemente de compromissos estabelecidos pordiversos actores sociais: autoridades municipais, autoridades eclesiásticas, associações, etc.. Neste contexto, a reapropriação dessas festas e tradições serve os interesses locais de inscrição numa memória - o reconhecimento social passa por mostrar que a identidade local tem sua origem em tradições remotas e que essas tradições apresentam um rico conteúdo simbólico. Neste período, pode acontecer...
tracking img