Sistema para o estudo do limiar de percepção de corrente elétrica com forma de onda arbitrária

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 94 (23426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA PARA O ESTUDO DO LIMIAR DE PERCEPÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA COM FORMA DE ONDA ARBITRÁRIA

Henrique Resende Martins
BELO HORIZONTE, BRASIL. AGOSTO DE 2008

Henrique Resende Martins

SISTEMA PARA O ESTUDO DO LIMIAR DE PERCEPÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA COM FORMA DE ONDA ARBITRÁRIA

Dissertação submetida ao Curso de PósGraduação em Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia daUniversidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Engenharia Elétrica Área de Concentração: Engenharia Elétrica Orientador: Criollo Prof. Dr. Carlos Julio Tierra-

Belo Horizonte Escola de Engenharia da UFMG 2008

ii

Folha de Aprovação a ser anexada

iii

“Tudo que imagino existe, mas nem tudo que existe sou capaz de imaginar” M. L. Martins

iv“Aos meus pais Manoel e Rozélia, que além de grandes exemplos de honestidade e perseverança, são os melhores amigos que eu, como filho, poderia ter”

v

vi

Agradecimentos
O termo “Deus” refere-se à idéia de uma energia suprema, infinita, perfeita, criadora do universo, que seria a causa primária e o fim de todas as coisas. Reconhecendo minha limitação como ser humano, agradeço à Deuspor me guiar até este momento com paz, saúde, alegria e sabedoria.

Ao professor Carlos Julio por esses quase 4 anos de parceria, onde pude crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente e de onde espero colher cada vez mais frutos positivos.

Aos meus pais pelo amor e apoio incondicional em tudo o que fiz até hoje, e principalmente pelo exemplo de seres humanos que são e que me ensinam aser desde criança.

À minha esposa Flávia pela paciência e compreensão em minhas esporádicas ausências e principalmente por todo amor e incentivo decisivos para o sucesso dessa caminhada.

Aos meus irmãos, Christina e Romeu, cada um ao seu modo, pelo carinho e apoio.

À Dona Consolação e ao Sr. Luiz, por me acolherem como parte da família.

À Fernanda e ao João Gabriel, meus cunhados eamigos, pela torcida por esta conquista.

Ao amigo-irmão, Sady Filho, exemplo de profissional, pela amizade conquistada desde o início do mestrado e pelo apoio incondicional.

Ao amigo, Guilherme Damasceno, pelo companheirismo e por tornar essa caminha menos penosa.

Ao amigo Vivaldo Resende (in memoriam), pessoa iluminada que tive o grande prazer de conviver, sendo parte importante de minhaformação profissional e pessoal, e que, com certeza, está vibrando com mais esta vitória.

vii

À Tia Marta Rosa pelo incentivo e apoio.

Aos professores Porfírio e Lênin pela amizade e pelo apoio técnico decisivo no desenrolar desse trabalho.

Aos amigos Manoel Villarroel e Gilberto Manzano pelo diálogo entre as áreas de engenharia e medicina, um campo de pesquisa a ser explorado.

Atodos os amigos e colegas do NEPEB pela parceria e apoio, em especial aos amigos Felipe, Marconi e Michelle, com quem aprendi que o desenvolvimento de um bom trabalho é possível quando em equipe.

Aos amigos Mambaias pela amizade e apoio sempre demonstrados.

Ao PPGEE da UFMG, na pessoa do professor, Hani C. Yehia, pela excelência do curso e maturidade intelectual.

Às meninas da secretaria doPPGEE, Anete e Arlete, pela amizade, atenção e carinho.

Ao CNPq e à FAPEMIG, entidades financiadoras.

Por fim, a todas as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuíram para esta conquista. Deixo aqui meu muito obrigado, e que de alguma forma eu possa retribuir futuramente.

viii

Resumo
Nos anos 80 foi proposto um equipamento médico-hospitalar para avaliação psicofísica dasensibilidade à corrente elétrica senoidal, que estabeleceu uma relação entre o calibre das fibras e a freqüência de estimulação. Fibras finas amielinizadas seriam estimuladas a 5 Hz, fibras finas mielinizadas a 250 Hz e fibras de grosso calibre mielinizadas a 2 kHz. Um dos obstáculos encontrados por essa linha de pesquisa da neurociência é a falta de equipamentos versáteis que permitam uma maior...
tracking img