Asi e interbus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem como objetivo apresentar os diferentes modelos de protocolos de comunicação que são geralmente encontrados no mercado, estes utilizados no gerenciamento de comunicações diversas, desde monitoramento simples de entrada e saída de veículos numa garagem, ou até mesmo o monitoramento extremamente complexo de uma malha de controle de processo numa plantaindustrial.
Os modelos de protocolos que serão tratados nesta apresentação, dentre muitos outros, é o protocolo ASI e o protocolo INTERBUS, cujo objetivo é o de mostrar seus significados, suas funções concernentes ao controle de processo e interfaceamento de redes de comunicação, bem como compreender seu funcionamento e utilização dentro da indústria ou na aplicação em automação industrial.
Dentro dossegmentos industriais, é comum utilizar no processo produtivo, sensores, atuadores e controladores, para o gerenciamento de variáveis que necessitam obter um controle preciso dos diferentes parâmetros que são exigidos para se obter um produto dentro de especificações de qualidade. Em uma unidade de produção é necessário a utilização de um ou vários tipos de protocolos de comunicação para que hajaum sincronismo entre as máquinas e equipamentos para o controle do processo produtivo.
Para que haja um processamento adequado dos diferentes tipos de sinais que são enviados do ambiente físico, este podendo ser através de sensores, controladores, atuadores, transdutores, dentre outros, é necessário a escolha de um protocolo de comunicação que consiga satisfazer a todos os requisitos da malha decontrole. Para controlar esse processo, pode ser utilizado o INTERBUS como um protocolo de comunicação, sendo de grande utilização, pois seu processamento é realizado em alta velocidade, permitindo que grandes quantidades de dados sejam transferidos rapidamente para os nós da rede. O INTERBUS é um sistema centralizado que necessita de um controlador, geralmente um PLC, para o controle dascomunicações com nós escravos na rede de trabalho.
Outro tipo de protocolo que diz respeito à comunicação de dados é o ASI, que em português significa Interface Sensor Atuador, tem como objetivo complementar os sistemas de conexão de rede, tornando mais rápido a comunicação entre sensores e atuadores com seus respectivos controladores. Isso permite uma integração eficiente entre botoeiras e acionadores,além de permitir uma utilização de lógicas de intertravamentos em conjuntos com PLC´s e microcomputadores.
Pode-se dizer, portanto que as redes industriais são essencialmente sistemas distribuídos que possuem diversos elementos que trabalham de forma simultânea a fim de supervisionar e controlar um determinado processo. Tais elementos (sensores, atuadores, CLP´s, CNC´s, PC´s), necessitam estarinterligados e trocando informações de forma rápida e precisa. Um ambiente industrial é geralmente hostil, de maneira que os dispositivos e equipamentos pertencentes a uma rede industrial devem ser confiáveis, rápidos e robustos. Assim, para implementar um sistema de controle distribuído baseado em redes e protocolos de comunicação, há necessidade de verificar o melhor tipo de protocolo que seadéqüe às necessidades de cada usuário.























PROTOCOLO INTERBUS.

O INTERBUS é uma rede de trabalho e um protocolo de comunicação de alta velocidade, que permite que grandes quantidades de dados sejam transferidas para os diversos nós da rede. Estes sistemas são centralizados e precisam de um controlador mestre, usualmente um PLC, para o controle etransferências das comunicações com os nós escravos na rede de trabalho. Geralmente são utilizados em chão de fábrica e por isso possui grande quantidade de entrada e saída de dados, chegando a obter 8192 nos processadores mais recentes, e com uma velocidade de 500 Kbp. Como característica, pode citar como arquitetura mestre-escravo e um método de comunicação de uma única mensagem, conhecido como “one...
tracking img