Comparativo entre rede asi x devicenet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Comparativo entre redes industriais: ASI X DEVICENET
CHIAVELLI, Alexandre – aluno do curso de automação industrial – FATEC SBC.

Resumo -- Este artigo visa dar ao leitor uma pesquisa de comparação entre as redes ASI e DeviceNet. Descreve as principais características de cada rede e suas particularidades. O texto está dividido em tópicos de forma que o leitar pode conhecer asfuncionalidades independentes das redes industriais.

I. NOMENCLATURA
CLP – controlador lógico programavel IHM – interface homem x máquina IAB – Integrate Architeture Builder CIP - Common Industrial Protocol ODVA - Open DeviceNet Vendor Association

Figura 1 – Hierrarquia de redes industriais Assim, classificam-se as redes quanto ao tipo de rede de equipamento e os dados que ela transporta como:

II.INTRODUÇÃO

A

s redes de comunicação são fundamentais para a industrial. A opção pela implementação de sistemas de controle baseados em redes, requer um estudo para determinar qual o tipo de rede que possui as maiores vantagens de implementação ao usuário final, que deve buscar uma plataforma de aplicação compatível com o maior número de equipamentos possíveis. Surge daí a opção pela utilizaçãode arquiteturas de sistemas abertos que, ao contrário das arquiteturas proprietárias onde apenas um fabricante lança produtos compatíveis com a sua própria arquitetura de rede, o usuário pode encontrar em mais de um fabricante a solução para os seus problemas. Além disso, muitas redes abertas possuem organizações de usuários que podem fornecer informações e possibilitar trocas de experiências arespeito dos diversos problemas de funcionamento de uma rede. Grande parte dos projetos atuais de automação industrial incluem a tecnologia de redes industriais para os equipamentos de campo, e existentes no mercado vários protocolos disponíveis, sendo que abordaremos neste trabalho um comparativo entre as redes DeviceNet e a Rede ASI.

Figura 2 - Aplicação de cada rede • Rede Sensorbus - dadosno formato de bits; • Rede Devicebus - dados no formato de bytes; • Rede Fieldbus - dados no formato de pacotes de mensagens. A rede Sensorbus conecta equipamentos simples e pequenos diretamente à rede. Os equipamentos deste tipo de rede necessitam de comunicação rápida em níveis discretos e são tipicamente sensores e atuadores de baixo custo. Estas redes não almejam cobrir grandes distâncias, suaprincipal preocupação é manter os custos de conexão tão baixos quanto for possível. Exemplos típicos de rede sensorbus incluem Seriplex, ASI e INTERBUS. A rede Devicebus preenche o espaço entre redes sensorbus e fieldbus e pode cobrir distâncias mais longas. Os equipamentos conectados a esta rede terão mais pontos discretos, alguns dados analógicos ou

III. DESENVOLVIMENTO
Redes industriais sãopadronizadas sobre três níveis de hierarquias cada qual responsável pela conexão de diferentes tipos de equipamentos com suas próprias características de informação.

2

uma mistura de ambos. Além disso, algumas destas redes permitem a transferência de blocos em uma menor prioridade comparados aos dados no formato de bytes. Esta rede tem os mesmos requisitos de transferência rápida de dadosda rede de sensorbus, mas consegue gerenciar mais equipamentos e dados. Alguns exemplos de redes deste tipo são DeviceNet, Smart Distributed System (SDS), Profibus DP, LONWorks e INTERBUSS. A rede Fieldbus interliga os equipamentos de I/O mais inteligentes e pode cobrir distâncias maiores. Os equipamentos acoplados à rede possuem inteligência para desempenhar funções específicas de controle taiscomo loops PID, controle de fluxo de informações e processos. Os tempos de transferência podem ser longos, mas a rede deve ser capaz de comunicar-se por vários tipos de dados (discreto, analógico, parâmetros, programas e informações do usuário). Exemplos de redes fieldbus incluem IEC/ISA SP50, Fieldbus Foundation, Profibus PA e HART.

As cores dos fios são padronizadas, com o par de alimentação...
tracking img