Substancias puras e misturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA : Substancias Puras e Misturas .

Substâncias "puras" são substâncias que contêm apenas um tipo de molécula , enquanto que as "misturas" é composta de várias substâncias . ou seja se houver mais do que uma substância a que era inicialmente "Puras" ela vira "misturas"

SUBSTÂNCIAS PURAS

As substâncias puras podem ser classificadas em:
Substâncias puras simples:são formadas pelacombinação de átomos de um único elemento químico, como por exemplo o gás hidrogênio formado por dois átomos de hidrogênio ligados entre si; o ozônio formado por três átomos de oxigênio.


Substâncias puras compostas: são formadas pela combinação de átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes, como por exemplo a água formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio; ácidoclorídrico. formado por um átomo de hidrogênio e um átomo de cloro.


Uma outra característica importante das substâncias puras refere-se a sua composição, que é sempre fixa e definida, por exemplo, para se formar água é necessário a combinação de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio


MISTURAS

As misturas, não possuem composição fixa e definida.
Para se verificar se asubstancia é pura ou mistura é através da temperatura , durante as mudanças do estado fisico.
Exemplos de mudança de Puras e Misturas .

H2 H2O
Substancia (Pura) Substancia (pura)
-Moléculas Iguais- Moléculas Iguais
SIMPLES COMPOSTA
-contem atomos de mesmo elemento - contem atomos de elementos diferentes


MISTURAS
-Moléculas diferentes .
H2 + H2O


MISTURA HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEOS

Tudo aquilo que existe e o ocupa lugar em um espaço podemos chamar de matéria. Geralmente amatéria é encontrada na natureza na forma de misturas. Mistura é uma porção de cada matéria que contém duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas. Essas misturas podem ter aparência uniforme ou disforme.
Quando a aparência de uma determinada mistura é uniforme, chamamos esta de homogênea, pois as substâncias contidas na mistura não podem ser identificadas. A diferença entre elas éque a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.


Exemplos de misturas homogêneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar é uma mistura de nitrogênio e oxigênio queapresenta aspecto homogêneo.

Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente. O granito é uma pedra cuja composição é feita por uma mistura heterogênea de quartzo, feldspato e mica, podemos ver pela diferença de cor de cada pedra.


EXEMPLOS DE FASESDAS MISTURAS HOMOGÊNEAS HETEROGÊNEOS




PROCESSO DE SEARAÇÃO DE MISTURAS

Na química, a separação de misturas é muito importante, pois para obtermos resultados mais corretos em pesquisas e experiências, é necessário que as substâncias químicas utilizadas sejam as mais puras possível. Para isso, utiliza-se vários métodos de separação, que vão desde a “catação” até complicada “destilaçãofracionada”.
Nas misturas homogêneas, deve-se aplicar primeiro métodos que envolvam fenômenos físicos (evaporação, solidificação). Nas misturas heterogêneas, deve-se separar as “fases” (os diferentes aspectos da mistura) utilizando métodos mecânicos (catação, levigação), e depois, os mesmos métodos utilizados em substâncias homogêneas (pois cada fase poderá ter mais de uma substância,...
tracking img