Asi- ybytes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO


USO ESTRATÉGICO DA TI

DISCIPLINA ASI – Geysa Chaves


1 FONTE: EXAME


Tubos e Conexões Tigre[1] Por José Roberto Caetano, de Joinville


USE BITS &BYTES PARA NÃO ENTRAR PELO CANO

Há 17 anos trabalhando na Tubos e Conexões Tigre, de Joinville, o analista contábil Celso Timm já ocupou mesas em vários lugares da empresa. Mas nenhuma delasera tão estrategicamente localizada quanto a que ele ocupa hoje. Próxima da mesa do presidente? Não. Timm nem sequer está perto de seu gerente. Seus vizinhos são os guardas Dener e Denise. Timm trabalhana portaria da fábrica, com uma missão: disparar um fluxo de informações vital para o funcionamento do software que gerencia o processo de produção da Tigre, empresa que tem receita anual de 500milhões de reais e detém 60% de seu segmento de mercado. Com sua implantação terminada em julho de 2009, o sistema foi um dos instrumentos que ajudaram a Tigre a obter desde então um aumento superior a 30%no índice geral de produtividade.
"Aqui começa tudo", diz Timm. Com uma equipe de três escriturários, ele recebe notas fiscais e faturas para alimentar o sistema com informações sobre tudo oque chega à Tigre - de carregamentos de resina a contas de luz e telefone. Uma vez feito o registro na forma eletrônica, ninguém mais vê o papel. "Eliminamos o turismo da nota fiscal", afirma WaldirMendonça, gerente de controladoria da empresa. Antes da informatização, as notas -- cerca de 2 500 por mês -- eram passadas de mão em mão por no mínimo cinco ou seis departamentos. No caminho haviaatrasos, esquecimentos na gaveta e até extravios de documentos.
A eliminação desse fluxo de papel é apenas um exemplo das mudanças que aconteceram na Tigre a partir da adoção de um pacote deprogramas da Oracle que custou 2,1 milhões de reais. O software conecta a empresa de ponta a ponta, desde o almoxarifado até o centro de distribuição, passando por planejamento, engenharia, compras,...
tracking img