Asfwfwef

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 69 (17088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Questões de 91 a 135
Questão 91 Questão 92

Os melhores críticos da cultura brasileira trataramna sempre no plural, isto é, enfatizando a coexistência no Brasil de diversas culturas. Arthur Ramos distingue as culturas não europeias (indígenas, negras) das europeias (portuguesa, italiana, alemã etc.), e Darcy Ribeiro fala de diversos Brasis: crioulo,caboclo, sertanejo, caipira e de Brasis sulinos, a cada um deles correspondendo uma cultura específica.
MORAIS, F. O Brasil na visão do artista: o país e sua cultura. São Paulo: Sudameris, 2003.

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo? Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo. Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco. Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).

Considerando a hipótese de Darcy Ribeiro de que há vários Brasis, a opção emque a obra mostrada representa a arte brasileira de origem negro-africana é:

Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido A
Rubem Valentim. Disponível em:http://www.ocaixote.com.br. Acesso: em 9 jul. 2009.

A B C D E

à adequação de sua fala à conversa com um amigo,caracterizada pela informalidade. à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco. ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais). à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo. ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.

B

Athos Bulcão. Disponível em: http://www.irbr.mre.gov.br. Acesso: em 9 jul. 2009.

Questão 93

Analise asseguintes avaliações de possíveis resultados de um teste na Internet.

C

Rubens Gerchman. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br. Acesso em: 6 jul. 2009.

Veja. 8 jul. 2009. p.102 (adaptado).

D

Victor Vassarely. Disponível em: http://www.masterworksfineart.com. Acesso em: 5 jul. 2009.

Depreende-se, a partir desse conjunto de informações, que o teste que deu origem a essesresultados, além de estabelecer um perfil para o usuário de sites de relacionamento, apresenta preocupação com hábitos e propõe mudanças de comportamento direcionadas A B C ao adolescente que acessa sites de entretenimento. ao profissional interessado em aperfeiçoamento tecnológico. à pessoa que usa os sites de relacionamento para complementar seu círculo de amizades. ao usuário que reserva maistempo aos sites de relacionamento do que ao convívio pessoal com os amigos. ao leitor que se interessa em aprender sobre o funcionamento de diversos tipos de sites de relacionamento.
ENEM 2009

E

Gougon. Disponível em: http://www.ocaixote.com.br. Acesso em: 5 set. 2009.

D E

LC – 2º dia

CADERNO 7 – AZUL – PÁGINA 2

Questão 94

Questão 95

A música pode ser definida como acombinação de sons ao longo do tempo. Cada produto final oriundo da infinidade de combinações possíveis será diferente, dependendo da escolha das notas, de suas durações, dos instrumentos utilizados, do estilo de música, da nacionalidade do compositor e do período em que as obras foram compostas.

No programa do balé Parade, apresentado em 18 de maio de 1917, foi empregada publicamente, pela primeiravez, a palavra sur-realisme. Pablo Picasso desenhou o cenário e a indumentária, cujo efeito foi tão surpreendente que se sobrepôs à coreografia. A música de Erik Satie era uma mistura de jazz, música popular e sons reais tais como tiros de pistola, combinados com as imagens do balé de Charlie Chaplin, caubóis e vilões, mágica chinesa e Ragtime. Os tempos não eram propícios para receber a nova...
tracking img