Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução











Karl Marx, filósofo alemão, nasceu em Trier, em 1818. Estudou em Berlin, onde se doutorou em Filosofia. Conheceu Friedrich Engels em1844(Paris), com quem manteve estreita amizade e produziu diversas obras em comum. Foi Expulso da França e estabeleceu-se em Londres, onde produziu suas mais importantes obras e onde faleceu, em 1883. Suaobra deve ser enquadrada dentro da chamada esquerda hegeliana. Isso porque, segundo ele, não é o “Espírito” que determina o movimento da História, mas, antes, as relações econômicas de produção. Èsobre essas relações que se erguem as superestruturas do pensamento, da cultura e da forma política. Por isso, considera-se sua obra uma inversão da teoria de hegeliana.

Sua obra principal é compostapor: Manifesto Comunista, A ideologia alemã, O 18 Brumário de Luís Bonaparte, Contribuição à crítica da economia política, sendo a principal O Capital. Nesta última, Marx concede Hegel o mérito deinstituir o instrumental que serviria para explicar as contradições reais da História e da vida; mas acusa Hegel de ter posto este sistema de cabeça para baixo, daí a necessidade de invertê-lo, colocá-losobre seus pés.
















O materialismo histórico

Em Marx, é importante distinguir sua filosofia e sua teoria científica. A primeira é conhecida como materialismo dialéticoe tributário de Hegel. A segunda é conhecida como materialismo histórico. Materialismo significa, em primeiro lugar, que o mundo material antecede o espírito (oposto, portanto, a Hegel) e que oespírito deriva da matéria. Conceitos importantes como, por exemplo, o movimento, não são encarados idealisticamente pelo materialismo, mas são, antes, propriedade fundamental da matéria e existem antes daconsciência ( no caso, antes da consciência de movimento). A matéria é, para o materialismo, a fonte da consciência, já que a reflete.

No entanto, essa noção de materialismo é ainda anterior a...
tracking img