Eererererere

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 109 (27147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÁRCIO ROLDAN DE ARAUJO

VOCAÇÃO CRISTÃ E ESPIRITUALIDADE A PARTIR DO CONCEITO DE DISCIPULADO DE DIETRICH BONHOEFFER

SÃO PAULO 2007 1

MÁRCIO ROLDAN DE ARAUJO

VOCAÇÃO CRISTÃ E ESPIRITUALIDADE A PARTIR DO CONCEITO DE DISCIPULADO DE DIETRICH BONHOEFFER

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito final no curso de Bacharel em Teologia da Faculdade Teológica Batista de SãoPaulo.

Orientador: Profº. Marcelo dos Santos Oliveira.

SÃO PAULO 2007 2

Araujo, Marcio Roldan de Vocação cristã e espiritualidade a partir do conceito de discipulado de Dietrich Bonhoeffer. Marcio Roldan de Araújo. – São Paulo, 2007. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teologia) – Faculdade Teológica Batista de São Paulo, 2007. 1. Espiritualidade. 2. Discipulado. 3.Vocação Cristã. CDD 226.6

3

MÁRCIO ROLDAN DE ARAUJO

VOCAÇÃO CRISTÃ E ESPIRITUALIDADE A PARTIR DO CONCEITO DE DISCIPULADO DE DIETRICH BONHOEFFER

BANCA EXAMINADORA

Prof. Marcelo dos Santos Oliveira - Orientador

Prof. Alberto Kenji Yamabuchi

Profa. Madalena de Oliveira Molochenco

SÃO PAULO 2007 4

DEDICATÓRIA

Aos irmãos e irmãs seminaristas que, como eu, tendo um diaentendido o sentimento de um chamado específico para o ministério cristão, trilham hoje os caminhos da espiritualidade a procura de si mesmos, do outro, de Jesus Cristo na realidade concreta do mundo.

5

Agradeço de coração:

A Izequiel ( papai ) e Rosecler ( mamãe ), por me iniciarem e ensinarem a dar os primeiros passos na fé, testemunho e caminhos da espiritualidade cristã.

A Ligia (amada esposa ), que me acompanha no seguimento dos passos de Jesus Cristo na realidade concreta de nosso dia-a dia no mundo.

Aos amigos ( as ) e irmãos ( ãs ) do Pensionato Masculino e Feminino da Teológica ( 2003 – 2007 ), com quem experimentamos as angústias e contradições, bem como alegrias e milagres da possibilidade de se trilhar juntos os caminhos da espiritualidade cristã diante de nossasdiferenças, origens e ideais.

A Ester e Rafael, pelo carinho, apoio e ajuda nas pesquisas e nos preciosos momentos que convivemos e desenvolvemos nossa espiritualidade na Biblioteca Dirce Rodrigues Kaschel.

Ao professor, pastor e amigo Marcelo dos Santos Oliveira, por me orientar e direcionar neste trabalho de amadurecimento de idéias e reflexões acerca da espiritualidade e vocação cristã.A nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, cuja graça e misericórdia nos permite hoje chamá-lo de amigo e segui-lo dia-a-dia na realidade concreta de nossa existência no mundo, para o louvor de Deus-Pai, no amor e poder de Deus-Espírito Santo. 6

“O Reino tem que ser estabelecido em meio aos teus inimigos. Quem não quiser se sujeitar a isso não quer ter parte no Reino de Cristo, mas quer vivercercado de amigos, viver em um mar de rosas, na companhia de gente piedosa, jamais de gente má. Ó blasfemadores e traidores de Cristo ! Se Cristo tivesse agido como vocês, quem teria se salvo ?”. ( Lutero )

“O ser humano se torna humano, porque Deus se fez humano. Porém o ser humano não se torna Deus”. ( Bonhoeffer )

“O discipulado consiste em olhar para o Senhor e Mestre da nossa existência,assumindo a vida nos momentos concretos [...] O mundo precisa de gente humana, que busca sua humanidade no Cristo e a revela no dia-a-dia, no mundo. Deus não quer e não precisa de pequenos deuses que se refugiam fora do mundo, porque ele mesmo entrou no mundo em Cristo”. ( Malschitzky ) 7

RESUMO

O objetivo do presente trabalho é demonstrar a relevância que o conceito de 'discipulado' doteólogo alemão Dietrich Bonhoeffer, bem como seu testemunho e martírio, tem para repensar a vocação cristã a partir de uma nova forma de encarar o que entendemos por espiritualidade na realidade do mundo e, especificamente, apontando para uma reflexão a partir da realidade brasileira. Esta abordagem está direcionada para o objetivo de contribuir de forma decisiva e reflexiva na formação vocacional...
tracking img