Asdas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I – INTRODUÇÃO Este trabalho foi desenvolvido durante o curso de Formação Continuada nas áreas de Ciências da Natureza, na disciplina Modelagem e Problemas em Ciências. Nele, relacionamos conteúdos de Matemática e de Biologia, numa proposta de trabalho integrando disciplinas. Procuramos construir modelos matemáticos que descrevam as características gerais do crescimento de um tipo de câncer depele, o melanoma maligno. As informações sobre este tipo de câncer foram obtidas por visitas ao INCA, entrevistas com patologistas e buscas bibliográficas. O material produzido foi utilizado junto a alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Gomes Freire de Andrade. O assunto despertou interesse entre alunos, entre fotos, cálculos e dados científicos, eles mergulharam em uma realidadeque, de certa forma, está muito próxima. A curiosidade aumentava cada vez que recebiam alguma informação nova; pois dúvidas e incertezas tomaram conta de um bate-papo informal que surgiu com simples convite à praia, por um grupo de alunos. Tendo como base os tópicos principais do conteúdo curricular do ensino médio de Matemática, bem como, os de biologia e o conceito de organização das disciplinasem áreas de estudo, convergi esse somatório de sugestões em um trabalho onde sua aplicabilidade se desse em um nível aceitável de compreensão e desempenho com uma linguagem sem excessivas formalidades. Inspirou-me, dentre várias observações tentar transcrever para uma linguagem simbólica do crescimento de tumores malignos. Através da definição de divisões celulares por mitoses, pude perceber que háuma regularidade, na verdade um padrão de seqüências que acontece com qualquer célula somática do nosso organismo.

1

II - ROTEIRO DO ALUNO Os alunos deverão ler os textos a seguir que servirão como base teórica na introdução do assunto abordado. Estes textos fornecerão informações básica que propiciarão uma compreensão melhor do desencadeamento dos fatos descritos nos modelos. São eles: •Texto introdutório 1 : RADIAÇÃO SOLAR • Texto introdutório 2 : A ESTRUTURA DA PELE • Texto introdutório 3 : LESÕES CAUSADAS PELA LUZ SOLAR • Texto introdutório 4 : TUMORES MALÍGNOS DE PELE • Texto introdutório 5 : TRATAMENTO • Texto introdutório 6 : DIVISÕES CELULARES Após ler os textos, os alunos deverão construir um esquema de mitose, desenhando as células e verificando suas quantidades,conforme ‘esquema da reprodução das células por divisões celulares’ ( no texto 6 ), para que o conceito da forma exponencial de crescimento seja bem entendido. O próximo passo será a construção dos modelos.

2

Texto introdutório 1 RADIAÇÃO SOLAR
(notas de aulas de física CEDERJ/ EXTENSÃO)

O que é radiação? Radiação é a propagação de energia através de partículas de onda. A radiaçãoeletromagnética é uma forma de energia que se propaga como combinação de campos elétricos e magnéticos, variáveis no tempo e no espaço, que viajam no vácuo ou no ar à velocidade da luz. As radiações podem ser classificadas em ionizantes e não ionizantes.
Linhas de transmissão Luz visível Telefone celular

TV
Rádio AM

Rádio FM

Forno de microondas

Câmara de bronzeamento

Raios-X

Hz 102 106rádio

108
microondas

1010
infravermelho

1016
ultravioleta

1020
Raios - X

Não Ionizante Radiação não ionizante

Espectro eletromagnético

Ionizante

Equipamentos como televisores, rádios e telefones celulares, entre outros, localizam-se na faixa de freqüência considerada não ionizante. Isso significa que a energia emitida por esses equipamentos não é suficiente para “arrancar”elétrons de átomos ou moléculas durante sua passagem pela matéria. Não há nenhum estudo que comprove qualquer efeito nocivo do aquecimento provocado pela energia eletromagnética. Radiação ionizante Além da capacidade de ionização, isto é , de arrancar elétrons do material durante sua passagem pelo mesmo, as radiações são bastante penetrantes quando comparada aos demais tipos. Como a radiação...
tracking img