Asd asd asd asd a

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GT 17 - Educação e Novas Tecnologias



EVOLUÇÃO DA USABILIDADE DA INTERFACE DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UFPI



077.579.563-15

Resumo

Neste trabalho abordamos as recomendações de usabilidade da interface humano computador nos ambientes virtuais de informação e comunicação da UFPI, comumente denominados de sites ou home page, implementados e publicadosdesde o advento da universidade na internet até os dias de hoje. Na sub área de Interface Humano Computador, uma usabilidade adequada, normalmente, se refere à simplicidade e facilidade com que uma interface, um sistema de computador ou um ambiente internet pode ser utilizado por usuários comuns. A pesquisa foi feita observando também a funcionalidade e a utilidade desses ambientes, tanto naperspectiva técnica, prática, quanto no alcance social. Na análise da interface computacional dos ambientes, trabalhamos com usuários próprios da comunidade dos sites, com conhecimento variando entre médio, bom e excelente nos princípios de usabilidade explicitados na bibliografia especializada para essa área. Como instrumento da avaliação, além dos 09 sujeitos envolvidos na pesquisa, utilizamos umchecklist que serviu como roteiro para auferir os princípios e recomendações de usabilidade, pois é importante que se aplique um dos muitos métodos de avaliação de interface computacional constante na bibliografia especializada. Esse método, o do checklist, foi utilizado em virtude dos baixos custos e de simples aplicação, podendo ser utilizado por qualquer usuário típico da comunidade do sistema emestudo. Dentre os muitos resultados alcançados verificou-se que embora tenha havido uma evolução dos sites, no quesito usabilidade, muito ainda pode ser implementado computacionalmente para que o usuário tenha um rendimento adequado e os sites possam ter uma aparência agradável, incluindo design, cores e links, para a maioria dos usuários. As observações do presente trabalho, foram submetidas àapreciação da equipe de desenvolvedores dos ambientes e será elaborado um planejamento para implementação dos resultados.


Palavras-chave - Usabilidade, Ambiente Virtual, Internet, Educação.


1 INTRODUÇÃO

Desde a sua criação em 1971 a Universidade Federal do Piauí (UFPI) sempre foi símbolo de excelência e qualidade em todas as áreas em que atua no Piauí, contudo, o mesmo não acontecequando se trata dos ambientes virtuais de informação e comunicação, ou seja os sites, as páginas web ou homepage à disposição da comunidade. No começo dos anos de 2000 foi desenvolvido e publicado o primeiro ambiente virtual de informação e comunicação da UFPI, dando início à entrada da instituição no uso da internet como meio de divulgação de seus serviços.
Se por um lado mostrou umavanço tecnológico na forma de se divulgar as informações e os comunicados da universidade, por outro, mostrou a falta de preocupação dos profissionais da área de desenvolvimento de sistemas de computação com a cultura do usuário, pois desde o primeiro site até o final dos anos de 2000 esses contêm uma série de problemas de usabilidade e de funcionalidade que são abordados e explicitados neste artigo.A usabilidade pode ser definida como a facilidade com que os usuários podem empregar uma ferramenta a fim de realizar uma tarefa específica. A usabilidade pode ainda se referir aos métodos e técnicas empregados com princípios que objetivam minimizar a carga de trabalho e maximizar a produtividade dos usuários de um determinado dispositivo, em um determinado contexto. Neste artigo trataremosda usabilidade de uma interface utilizada por humanos, chamada de interface humano computador.
Na subárea de Interface Humano Computador, uma usabilidade adequada normalmente se refere à simplicidade e facilidade com que uma interface computacional, um sistema de computador ou um ambiente de internet pode ser utilizado. O termo usabilidade também é empregado para o manuseio de produtos...
tracking img