Asanj

1158 palavras 5 páginas
5 - CRIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL

Quando consideramos as organizações como culturas, sempre a vemos com um minissociedade com seus valores, ideologias próprias.

- Vemos variações de acordo com a cultura e a nacionalidade, notamos em enquanto algumas conseguem se manter sempre fortes e uniformes outras por outro lado se fragmentam pela presença de subculturas.

As metáforas nos ajudam a repensar todos os aspectos coorporativos, uma vez que entendemos a influencias de cultura entendemos que os aspectos da transformação corporativa podem ser abordados com essa perspectiva em mente.

Desde que o Japão assumiu a posição de líder industrial, os teóricos da administração e os administradores estão tornando-se cada vez mais conscientes das relações entre cultura e administração. A cultura tornou-se o assunto quente em administração na década de 1980 e começo dos anos 90, levando os teóricos da administração ocidentais a se interessar especialmente pela cultura e o caráter de seus próprios países e pelas ligações entre cultura e vida organizacional.

CULTURA E ORGANIZAÇÃO

Que é esse fenômeno a que chamamos cultura?

A partir de uma metáfora cultivo: O processo de preparar e melhorar a terra. O termo cultura refere se a um padrão de desenvolvimento ou seja ideologia, valores, leis e rituais diários de uma sociedade.

Organizações como um fenômeno cultural

Robert Presthus sugere que hoje em dia nós vivemos numa "sociedade organizacional" as grandes organizações influenciam a maior parte do tempo em que estamos acordados elas nos criam padrões que querendo ou não somos obrigado a seguir tais como :
• constroem suas vidas em torno de diferentes conceitos de trabalho e lazer,
• seguem rotinas rígidas de trabalho cinco ou seis dias por semana,
• moram num lugar e trabalham noutro,
• usam uniformes,
• acatam autoridade e
• passam a maior parte do tempo num único lugar fazendo um único conjunto de atividades ?

OS SETE VALORES "ESPIRITUAIS"

1.

Relacionados