As vertentes sociologistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:

O homem sempre teve curiosidade por conhecer a linguagem e suas relações, mas somente no começo do século XX fez dessa curiosidade uma ciência, que tem como objeto a linguagem verbal (oral ou escrita) humana, a qual se expressa por signos, pelos quais o homem se comunica, representa pensamentos, exerce poder, elabora cultura e identidade etc. Mas os signos não são apenas verbais, demodo que há uma ciência dos signos em geral (verbais ou não verbais), a Semiologia - da qual a Lingüística, enquanto ciência dos signos verbais, é parte.

Precursores da Linguística científica são:

a) as gramáticas gerais do século XVII. São racionais, regidas pela lógica e visam uma língua universal e não ambígua. O modelo é a Gramática de Port Royal, de 1690. Sua grande contribuião foi a depensar a linguagem em sua generalidade, não mais se contentando com a descrição de uma qualquer língua particular;

b) as gramáticas comparadas do século XIX. São históricas, se preocupam com as mudanças e os princípios que as regem. Seu modelo é o Sistema da conjugação da língua sânscrita, comparada ao grego, ao latim, ao persa e ao germânico, de F. Bopp (1816). Pelos parentescos entre váriaslínguas, descobre-se, por comparação, sua evolução como transformação de uma mesma língua de origem (o indo-europeu, no caso) da qual elas derivariam. Busca-se agora não mais a perfeição, mas a origem.

Como metalinguagem, a linguística tem desenvolvido uma linguagem formal (não a ordinária), diferente da de outras ciências humanas e que chega ao seu maior rigor formal com Chomsky.

O pensamentolinguístico tem seguido duas tendências, segundo se considere que a língua se desenvolve de acordo com seus próprios principios ou de acordo com o exterior histórico-social:

a) o formalismo busca o que é único, universal, constante, ou seja, o percurso psíquico da linguagem;

b) o sociologismo busca o múltiplo, diverso e variado, isto é, o persurso social da linguagem.

A ciêncialinguística moderna começa com o Curso de Linguística Geral, de Saussure, publicado em 1916. Os níveis de análise linguística são para ele a fonologia, a sintaxe, a morfologia (todas elas partes da gramática) e a semântica. Seu objeto é a língua, que é um sistema de signos, os quais são associações de um significante (imagem acústica MENTAL) e um significado(conceito, também mental), ambos interligadosarbitrariamente, convencionalmente e, em seguida, diferencialmente (seu VALOR é relativo e negativo: "cão" significa "cão" porque se opõe a "gato", "rato" etc.). Saussure distingue ainda língua (sistema abstrato, fato social, geral, virtual) e fala (realização concreta da língua pelo sujeito, circunstancial, variável e, portanto, excluída da linguística). Também distingue sincronia (estado atual dosistema da língua) e diacronia (sucessão de diferentes estados da língua), esta também fora da Linguística.

Os sucessores de Saussure chamarão "estrutura" ao que Saussure chamava "sistema" (querendo dizer que cada elemento da lingua somente adquire valor enquanto relacionado com o todo), e "estrutural" ao metodo que analisa essas relações. Uma das formas linguísticas do estruturalismo éo funcionalismo, que valoriza as funções desempenhadas pelos elementos liguísticos nos níveis fõnico, gramatical e semântico. Mas as oposições estruturais não dão conta de toda a riqueza de relações entre unidades (por exemplo, no nivel semântico, nenhum traço distingüe "amor" de "afeição", assim como, no nivel morfológico, "cantei" de "cantava"). Então passaram a trabalhar, além das oposições (eixoparadigmático, que organiza na língua as relações em que as unidades se SUBSTITUEM: "tomo" / "como"), com as relações de contraste (eixo sintagmático, em que elas se COMBINAM: "c"+"o"+"m+"o"). Contudo, o estruturalismo nunca consegue dar conta da análise dos significados, mas apenas dos significantes. E também a sua vertente funcionalista entende as funções de formas diferentes, como no caso das...
tracking img