As tic e a deficiencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e a sua Acessibilidade na Educação Especial





























Universidade Portucalense Infante D. Henrique

Porto 2012















Resumo

Este trabalho trata uma abordagem teórica sobre o contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação e a suaacessibilidade na Educação Especial.

Apresentamos a importância das tecnologias na educação e como esta possibilita a inclusão de todos, aumentando a sua autonomia e capacidades, especialmente no caso de alunos com necessidades educativas especiais.“Para uma maioria das pessoas, a tecnologia torna a vida mais fácil; para a pessoa deficiente, a tecnologia torna as coisas possíveis”

.

SANCHES (1991: 121)




Introdução




Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de TIC e Deficiência Visual, integrada no Curso de Mestrado em Educação Especial – Especialização em Problemas da Cegueira, com oobjectivo de realçar os benefícios das TIC na educação e a sua acessibilidade na Educação Especial.

Ao longo do seu percurso escolar, cada vez mais, as crianças necessitam de um apoio educativo que ressalve as suas reais necessidades, capacidades e interesses. A escola tem a obrigação de dar resposta a estes casos de uma forma eficaz, devendo ser encarada como uma estrutura social que promove aaprendizagem, facilitando o percurso pessoal de todas as crianças e fortalecendo a sua capacidade de se relacionarem com seus pares e interagirem com o meio.

Assim, ao longo deste trabalho, irão ser abordados os seguintes temas: as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e a sua importância para a inclusão, onde mencionaremos a importância das TIC na educação e a escola como fatorde inclusão. Também falaremos sobre a importância das TIC na Educação Especial (EE); as limitações no uso das TIC; e a acessibilidade das TIC e o seu contributo para crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Por fim realçaremos a utilização das TIC e tecnologias de apoio no contexto sala e aula.




















1 As tecnologias de informação ecomunicação (TIC) e a sua importância para a inclusão


1 Importância das TIC na Educação


Na atualidade, a introdução das TIC, especialmente o computador e a internet, na educação, desperta expectativas otimistas para um maior sucesso escolar, pois torna o trabalho menos repetitivo e mais motivador.

A implementação das TIC no processo ensino/aprendizagem, facilita aaproximação do contexto escolar com a sociedade global. As práticas docentes devem orientar o ensino para a utilização dos instrumentos informáticos de forma a dinamizar, motivar e melhorar o processo ensino-aprendizagem.

Na educação, as TIC assumem um papel fulcral, proporcionando um espirito crítico e uma conduta cooperativa na formação dos alunos. Neste sentido, as TIC, facilitam novoscontactos com outras escolas e instituições levando a variadíssimas parcerias.




2 A escola como factor de inclusão


A escola favorece o desenvolvimento global da criança, quaisquer que sejam as suas competências ou capacidades. Constitui um meio facilitador das intervenções e comunicações da criança com o meio envolvente, favorecendo a sua integração na sociedade.Assim, a escola deve estar preparada para oferecer aos seus alunos um processo de ensino/aprendizagem que respeite o ritmo e as capacidades de cada um.

A Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Práticas na área das Necessidades Educativas Especiais, adoptada pela Conferência Mundial da UNESCO em 1994, consagra que todos os alunos devem, sempre que possível, aprender juntos,...
tracking img