As regioes da onu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E. Maria André Schunck-Dona

Trabalho
De
Ciências

Nome: Rodrigo dos Santos Coelho N°33
Nome: Felipe Hermógenes dos Santos N°08
Professor: Idemar
Série: 8ªB

Introdução
É no setor de saúde onde se emprega muitas técnicas que são necessárias o uso da radiação. Por isso vários órgãos governamentais investem em pesquisas que procura fazer com que as pessoas tenham mais benefícios com o menorrisco possível.
Apesar dos esforços dos governantes em difundir atividades voltadas para o conhecimento da população sobre o risco de ficar exposta a radiação, ainda tem muito que ser feito, pois ainda é pouco o conhecimento, mesmo entre os profissionais da área, dos efeitos que podem causar a exposição à radiação acima do limite permitido.
As ondas eletromagnéticas são formadas a partir da “unção”ou combinação dos campos magnéticos ou elétricos que transportam a energia pelo espaço. (segundo James C. Maxwell).
A freqüência é como se fosse o conjunto de várias unidades de medidas das ondas.

Radiação e suas aplicações

Em 1895 Wilhelm Roentgen fez a primeira descoberta de uma radiação que ele chamou de raio X. Logo após, em 1986, Henri Becquerel faria, no mesmo campo, outra grandedescoberta. Tendo deixado, por acaso, junto a um minério de urânio algumas chapas fotográficas, constatou, ao revelá-las, que as chapas estavam obscurecidas como se algo as tivesse afetado. Verificou então que a causa dessa alteração eram as radiações emitidas pelo composto de urânio contido no minério. Vários outros cientistas passaram a investigar esse tipo de fenômeno e em breve estaria explicado algoque iria revolucionar a ciência e a vida moderna: a radioatividade. Até essa época, pensava-se que os átomos fossem indivisíveis, e que as chamadas substâncias simples não sofressem transformações. Com a descoberta da radioatividade, no entanto, constatou-se que os átomos de certos elementos, como o urânio e o rádio, estão continuamente se desintegrando. Nessa transformação, eles emitem trêstipos de radiação. Dois desses tipos são as partículas alfa e beta. A partícula alfa consiste em um grupo de dois prótons e dois nêutrons, e o seu poder de penetração é bem baixo, não atravessando sequer uma folha de papel. A partícula beta é idêntica a um elétron. Dotada de alta velocidade, tem maior penetração que partícula alfa, sendo entretanto, barrada por uma chapa de aço. Tanto a partícula alfacomo a partícula beta provêm do núcleo do átomo.
Uma terceira espécie de radiação, chamada raios gama, não consiste em partículas; são na verdade, ondas eletromagnéticas muito mais penetrantes que as radiações alfa e beta. Assemelham-se bastante aos penetrantes raios X. Os núcleos dos átomos radioativos desintegram-se quando emitem essas radiações; assim, os átomos desses elementos transformam-seem átomos de outros elementos. Tal transformação é chamada decaimento. Átomos de urânio, por exemplo, decaem eventualmente para átomos de chumbo. O tempo necessário para que a metade dos átomos de uma mostra decaia é constante para cada elemento. Chama-se esse período de meia vida. O período de meia vida em alguns elementos leva uma fração de segundo, muitos milhões de anos, em outros.
Existemcertos elementos que apresentam átomos com propriedades químicas análogas, mas com peso diverso. Esses elementos são chamados isótopos e alguns apresentam a propriedade da radiação. Alguns isótopos radioativos emitem somente partículas alfa, outros emitem somente partículas beta. Ainda há os que emitem ambas.
Em princípios de 1934, F. Joliot e Irene Curie abriram novas perspectivas extremamenteimportante nas pesquisas da radiação. Conseguiram provar que certas transmutações provocadas obtinham efeitos análogos aos das transmutações naturais dos elementos. Vislumbraram com isso a possibilidade de produzir isótopos radioativos artificiais. Tais isótopos são obtidos expondo-se a uma forte radiação o carbono, o alumínio, o iodo e outros elementos não radioativos. Essa operação é atualmente...
tracking img