As reformas religiosas e os estados absolutistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Europa:
1. No início da Idade Moderna, várias regiões de Europa estavam devastadas pelas guerras, fome e pela peste. Essa situação contribuiu para o aumento da sensação de medo. Medo das doenças, do fome, das guerras, enfim, medo da morte e da ira de Deus. Com isso as pessoas passaram a se preocupar mais com questões de ordem religiosa e espiritual, com a salvação da alma. Essa salvaçãopassava pela prática de “boas obras” e pelo perdão, esse último obtido por meio das indulgências. Os cristãos precisavam cumprir rigorosamente os mandamentos, os sacramentos e todos os ritos da Igreja.
2. A imprensa surgiu a partir da invenção de tipos móveis, pelo alemão Johannes Gutenberg, no século XV. A impressão de livros eram mais eficiente que a cópia manuscrita, permitindo que um número cadavez maior de pessoas tivesse acesso a informação de diversos tipos. Entre a elite, ampliou-se a divulgação de livros sobre filosofia, teologia e ciência, além de biografias de pessoas ilustres. Já nos meios populares, o número de analfabetos foi gradativamente diminuindo no decorre da Idade Moderna. Com isso, houve um aumento da produção de panfletos e livros de diversos assuntos.
3. MartinhoLutero considerava a Igreja Católica corrompida, principalmente pelo estímulo que era dado à venda de indulgências. Preocupado com essa questão, Lutero formulou suas 95 teses denunciando, entre outras coisas, a venda de indulgências pela Igreja Católica e as fixou na porta da Igreja de Wittenberg.
4. a) Lutero fundamentava a sua doutrina na ideia da justificação pela fé, a salvação dependeria dacrença das pessoas em Deus e na Bíblia, como fonte de revelação da vontade de Deus, sem a necessidade da mediação de um clérigo entre e os homens. Para facilitar a interpretação bíblica, Lutero traduziu a Bíblia para o alemão. Ele também defendia o sacerdócio universal e negava a autoridade do papa.
b) A doutrina calvinista se caracterizava pela teoria da predestinação, ou seja, a salvação oucondenação humana é determinada por Deus, decisão em que o ser humano não pode intervir. Outra característica da doutrina calvinista é a supervalorização do trabalho.
c) Fundada pelo religioso suíço Ulrich Zwinglio, essa doutrina caracterizou-se pela negação de muitos rituais católicos, como o culto às imagens e a celebração de missas. Os zwinglianistas defendiam, além disso, que a Bíblia era a únicaportadora da palavra de Deus, e não a Igreja Católica.
d) Os anabatistas, liderados por Conrad Grebel, formaram um grupo divergente do zwinglianismo. Os seguidores do anabatismo (“novo batismo”) não aceitavam que o batismo fosse feito em crianças, pois acreditavam que somente pessoas adultas tinham condições de decidir sobre sua religiosidade. Eles formavam comunidades isoladas nas quais a religiãocomandava todos os aspectos da sociedade. Vários de seus princípios influenciaram outros grupos, como os batistas e os quakers.
5. Entre 1545 e 1563, o alto clero católico, reunido na cidade de Trento, definiu as bases da Contrarreforma. O Concílio de Trento reafirmou a maioria das doutrinas expressas pelas “boas obras” e pelos dogmas católicos, como a caridade, os sacramentos, as missas, ocelibato etc. muitas dessas doutrinas e práticas vinham sendo questionadas pelos movimentos protestantes, que foram consideradas heréticos pela Igreja Católica. A Contrarreforma determinou que, ao contrário do que pregavam os protestantes, a interpretação pessoal da Bíblica estava ligada ao paganismo, e não devia ser tomada como uma visão verdadeiramente cristã. Somente os clérigos da Igreja Católica,por meio da interpretação teológica da Bíblia, é que seriam capazes de interpretar o verdadeiro significado da doutrina cristã. Além disso, a Contrarreforma conservou as tradições católicas, mas proibiu a venda de indulgências, determinado que elas poderiam ser concedidas pelos clérigos somente por meio de doação. A fim de ensinar os princípios tradicionais da Igreja, foi determinada a criação...
tracking img