Protatite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
prost
PROSTATITE
A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz (3 a 4cm de diâmetro), com aproximadamente 20 gramas de peso, presente apenas no sexo masculino. Localiza-se na base da bexiga e circunda a parte inicial da uretra, canal que escoa a urina da bexiga.
Localização da próstata
Cerca de 70% do líquido ejaculado durante o orgasmo é produzido pela próstata.. Este líquido é umasecreção alcalina (com pH elevado) que se mistura e protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina, aumentando sua mobilidade e facilitando a chegada dos mesmos ao óvulo.

Devido a sua localização anatômica, as doenças da próstata costumam causar sintomas associados a urina e bexiga, como dor ao urinar e fraqueza do jato urinário.

Prostatite

A prostatite não é uma doença única, mas sim umgrupo de quatro doenças que cursam com sintomas semelhante, relacionados à inflamação da próstata. Atualmente divide-se as prostatites em quatro grupos:

I- Prostatite aguda
II- Prostatite bacteriana crônica
III- Prostatite não bacteriana crônica ou Síndrome da dor pélvica crônica
(IIIa. inflamatória / IIIb. não inflamatória)
IV- Prostatite inflamatória assintomática

A categoria IIIb(Prostatite não bacteriana crônica / síndrome da dor pélvica crônica não inflamatória) era antigamente chamada de prostatodinia.
Prostatite aguda

A prostatite aguda é um quadro inflamatório normalmente causado por uma infecção bacteriana da próstata. As bactérias mais comuns da prostatite aguda são as mesmas que costumam causar infecção urinária, como E. coli, Klebsiella e Proteus. A contaminaçãoda próstata se dá pela invasão da mesma por bactérias que se encontram na uretra ou na bexiga, normalmente devido a uma urina previamente contaminada.

 Entre os principais fatores de risco para a prostatite aguda podemos citar:

- Infecção urinária.
- Uso de cateter vesical.
- Traumas locais por uso prolongado de bicicletas ou andar a cavalo.
- Infecção pelo HIV .
- Uretrites por DSTs .Sintomas da prostatite aguda

A prostatite aguda pode ocorrer tanto em homens jovens quanto em idosos e os seus principais sintomas incluem:

- Febre.
- Calafrios.
- Disúria (dor ao urinar).
- Dificuldade em urinar.
- Dor pélvica.
- Urina turva.
- Mal estar.
- Dores musculares e nas articulações.

Os sintomas da prostatite aguda podem ser muito intensos, fazendo com que muitasvezes o doente necessite de hospitalização. A sepse é uma complicação possível desta infecção.

Nas análises de sangue, a dosagem do PSA pode ajudar, pois o mesmo costuma estar elevado durante as prostatites. Os marcadores de atividade inflamatória como PCR e VHS também encontram-se elevados e o hemograma costuma apresentar leucocitose .

Prostatite bacteriana crônica

A prostatitebacteriana crônica é um complicação possível da prostatite aguda não devidamente tratada.

O quadro é bem mais brando que na  prostatite aguda e os sintomas podem ser sutis. Na maioria das vezes as queixas se restringem a disúria (incômodo ao urinar), vontade urinar frequentemente e mal-estar. A febre, quando presente, costuma ser baixa.

Como vocês já puderam notar, muitos dos sintomas da prostatitecrônica são semelhantes aos da cistite (infecção da bexiga), podendo causar alguma confusão no diagnóstico .
Diagnóstico das prostatites
O diagnóstico de prostatite envolve a exclusão de outras doenças que podem estar causando os sintomas3 e a determinação do tipo de prostatite2 apresentada pelo paciente.
Após o exame físico, às vezes faz-se necessária a solicitação O médico, geralmente umclínico geral ou um urologista questiona sobre a história clínica e os sintomas3 e em seguida faz um exame físico. Ele examinará o abdome, os órgãos genitais e provavelmente fará um toque retal. Durante o exame de toque retal, o médico irá inserir um dedo, com luva lubrificada, no reto do paciente. Este exame permite que o médico seja capaz de sentir a superfície, o tamanho e a consistência da...
tracking img