As quatro doutrinas cardinais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS QUATRO DOUTRINAS CARDINAIS

Aline Santos*


RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo tratar sobre as Doutrinas Cardinais que fundamentam o Evangelho Quadrangular. São quatro as doutrinas cardinais e são representadas por cores, símbolos e rostos que tipificam Jesus Cristo como Salvador, Batizador com o Espírito Santo e como o Rei que há de vir e são apresentadas pelos quatroevangelhos, a saber: Mateus, Marcos, Lucas e João.

As quatro doutrinas cardinais da Igreja do Evangelho Quadrangular são apresentadas nos Evangelhos e representadas por símbolos, cores e quatros rostos como na visão de Ezequiel.

E, do meio dela, saía a semelhança de quatro animais; e esta era a sua aparência: tinham a semelhança de um homem. E cada um tinha quatro rostos, como também cada umdeles, quatro asas. E os seus pés eram pés direitos; e as plantas dos seus pés, como a planta do pé de uma bezerra, e luziam como a cor de cobre polido. E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas. Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam; cada qual andava diante do seu rosto. E a semelhança do seu rostoera como o rosto de homem; e, à mão direita, todos os quatro tinham rosto de leão, e, à mão esquerda, todos os quatro tinham rosto de boi, e também rosto de águia, todos os quatro. (BIBLIA, V.T. Ezequiel 1:7-10).

O primeiro rosto que Ezequiel viu foi o "ROSTO DE HOMEM" representando Jesus Cristo, o "Filho do Homem", como salvador que foi sacrificado por nós. Este é o primeiro aspecto doEvangelho Quadrangular: JESUS CRISTO, O SALVADOR.

No rosto do HOMEM, nós vemos o homem dos pesares e acostumado com a aflição, morrendo sobre o madeiro, fazendo expiação por todos os nossos pecados. O rosto de homem simboliza de Jesus Cristo o Salvador, o homem perfeito, ideal, santo, irrepreensível e modelo para todas as criaturas humanas.

O Símbolo da Salvação é a CRUZ. “Porque a palavra da cruzé loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” (BIBLIA N.T. I Coríntios. 1:18). E ela está vazia porque Cristo vive.

A cor que representa Jesus como nosso salvador é a cor VERMELHA ESCARLATE, pois tipifica o sangue derramado do Filho do Homem para salvar os pecadores.

O EVANGELHO DE LUCAS apresenta Jesus Cristo, o Salvador que "veio buscar e salvar oque se havia perdido" (BIBLIA N.T. Lucas. 19:10).

O Segundo rosto que Ezequiel viu foi o "ROSTO DE LEÃO", representando Jesus Cristo como Batizador com o Espírito Santo.

O rosto do leão simboliza força e poder e “Jesus disse “É- me dado todo o poder no céu e na Terra” (BIBLIA N.T Mateus 28:18). Prometeu ainda que enviaria o Espírito Santo, e que o poder viria com o batismo do EspíritoSanto... "Ficai, porém, na cidade de Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder" (BIBLIA N.T Lucas 24:49).

A POMBA é o símbolo do Espírito Santo, “E, logo que saiu da água, viu os céus abertos e o Espírito, que, como pomba, descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (BIBLIA N.T Marcos.1:10-11).

A cor que representa oBatismo com o Espírito Santo me com Fogo é o AMARELO OURO tipificando o fogo celestial do Espírito Santo. pois é símbolo de luz, vida, ação, poder, fogo e alegria.

João apresenta Jesus, o Batizador, como "Filho de Deus" e afirma: "Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." (BIBLIA N.T João 20:31).

Oterceiro rosto que Ezequiel viu foi o "ROSTO DE BOI", representando Jesus Cristo como nosso Grande Médico. Como pode o boi ser comparado a Jesus? A semelhança está nas características do boi, o mais belo símbolo do suportador de cargas. “Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à...
tracking img