as quatro doutrinas cardinais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
AS QUATRO DOUTRINAS CARDINAIS
ITQ- Instituto Teológico Quadrangular
Curso de Teologia – Evangelho Quadrangular
04/06/2011

RESUMO

As Quatro Doutrinas Cardinais da Igreja do Evangelho Quadrangular vieram de uma visão da fundadora da igreja em meados do ano de 1922, quando pregava numa tenda, a qual se encontrava vários pastores de outras denominações, nesta ocasião a tenda seencontrava muito lotada, era uma campanha de reavivamento na cidade de Oakland, na Califórnia, e o tema foi “ A visão de Ezequiel”, foi nesse mesmo momento que Aimee teve uma visão enquanto ela pregava, ela ficou deslumbrada com o que viu, e chamou de “ radiante visão celestial”, nas nuvens do céu ela pode contemplar a revelação que o Onipotente estava lhe proporcionando para que fosse realmenteconfirmada essa visão, ela viu os quatro rostos o de homem, de leão, de boi e de águia, e pode comparar a nós pelos quatro evangelhos de Jesus, todos ficaram envolvidos e ela pode exclamar EVANGELHO QUADRANGULAR.

Palavras- chave: Doutrina; Santidade; Chamado.


1 INTRODUÇÃO

Antes de iniciar a falar especificamente sobre essas doutrinas, irei esclarecer o significado da palavra “doutrina”.Segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa (Editora Nova Fronteira 3ª Edição), doutrina é “um conjunto de princípios que servem de base a um sistema filosófico, científico, etc.; catequese cristã; ensinamento”. Portanto para a IEQ doutrina é um conjunto de princípios que servem de base e ensino, cujos fundamentos doutrinários encontram-se na Bíblia Sagrada, de onde extraiu sua Declaraçãode Fé. Para nós que assim cremos, esse conhecimento nos traz alguns benefício tais como:

Saber para onde vamos – o corpo terreno volta ao pó de onde foi tirada, a alma volta ao Pai e, diante do seu trono seremos julgados por nossas ações, recebendo nossa sentença: céu ou inferno.

Desenvolver o caráter cristão – de acordo com a Bíblia que ensina que devemos ser imitadores de Cristo, se assimfizermos e crermos, isso se produzirá em nós um caráter firme que dificilmente poderá ser mudado.


Evitar o erro – conhecer as Escrituras nos deixa atentos e não nos deixa a sermos levados por falsas doutrinas ou idéias erradas, por exemplo: astrologia; feitiçaria; paganismo.

Ensinar a palavra de Deus – mas para podermos ensinar, devemos aprofundar em aprender a cada dia mais, só assimpoderemos dar bons frutos.


Essas doutrinas foram inspiradas por meio do livro de Ezequiel, da Bíblia, por ele foi que nossa fundadora Aimee Semple Mcpherson foi inspirada por Deus.


2 PRIMEIRA DOUTRINA: JESUS SALVA

Rosto de homem - Jesus Cristo como Salvador
No livro de Ezequiel o primeiro rosto que ele viu, foi de um homem representado por Jesus Cristo, o filho do homem que foisacrificado por nós.
No evangelho de Lucas apresenta Jesus como Salvador, que veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Lucas apresenta Jesus como o filho do homem, perfeito e ideal no corpo, na alma e no espírito. A palavra de Deus diz que Jesus é 100% homem e 100% Deus.

Aspectos humanos de Jesus descritos na Bíblia:

É semente da mulher (Gn 3.15)

É homem de dores e de trabalho (Is53.3);


Chamou-se a si mesmo de o filho do homem (Mt 9.6);

Teve fome (Lc 4.2), sede (Jo 19.28), cansou-se (Jo 4.6), foi Tentado (Hb 4.15), sentiu agonia (Jo 11.35), dor (Mc 8.31), e pesar (mt 26.38);


A si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, e tornando-se semelhante aos homens (Fp 2.7-8 - Bíblia edição atualizada);

Sofreu como homem, sendo cuspido, flagelado,ridicularizado, desdenhado, rejeitado, humilhado e morto (Is 53.4);


O Filho do Homem ressuscitou ao terceiro dia (I Co 15.4), foi visto por muitos (I Co 15.4-8), subiu ao céu (At 1.9), e está à destra de Deus pai (Hb 1.1,3).

Cruz

A cruz representa para nós, bem como para todos os cristãos em geral, a morte redentora de Jesus, pregado o madeiro para perdão dos nossos pecados, Através de seu...
tracking img