As politicas publicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Políticas públicas se destacam entre si nos pensamentos dos autores, a partir de definições que divergem na institucionalização de seus conceitos. Vejamos o que diz Arreche (2007) quando afirmaque um importante campo de conhecimento nas últimas décadas do século XX e na primeira década do século XXI, sobre políticas públicas.
Vê-se nas palavras da autora que tal ideia é reforçada nasproduções acadêmicas, tais como: teses e dissertações, pelo fato de ser um tema inserido em programa de Pós graduação e em vários cursos de graduação além de experiências por partes do governo.Considerando a definição Souza (2006) políticas públicas é o conhecimento que busca colocar o governo em ação, ou analisar essa ação, podendo, portanto, propor mudanças nessas ações.
Autora considera, como“pais” fundadores da disciplina Políticas públicas, os autores Laswell; Simon, lindblom e Easton, por introduzirem nas discussões sobre governos, conceitos que possibilitam ampliar as compreensões sobresuas ações, gestões e relações. Esses conjunto de ideias na visão de Souza, condiciona a existência de múltiplas definições para o termo/conceito políticas públicas. Com isso a autora afirma que nãoexiste uma única, nem melhor definição sobre Políticas Públicas, porém destaca a abordagem de Mead que define as Políticas públicas como um campo de estudo da Política que analisa o governo a luz degrandes questões públicas. Aborda também Lynn, que define o mesmo termo como conjunto de ações do governo que provoca efeitos específicos e Peters para quem a política é a soma das atividades dosgovernos que agem direta ou indiretamente através de delegação e que influencia a vida dos cidadãos. Refere-se a Dye com ênfase cuja definição de políticas públicas é “o que o governo escolhe fazer ou nãofazer”, finalmente, Laswell afirma que as decisões em análise de políticas públicas implicam responder às seguintes questões: quem ganha o quê, porquê, e que diferença faz.
Para Aguilar Villanueva...
tracking img