Transtornos mentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do capítulo 13: As vivências do tempo e do espaço e suas alterações
Definições básicas:
As vivências do tempo e do espaço constituem dimensões fundamentais de todas as experiências humanas. O ser, de modo geral, só é possível nas dimensões reais e objetivas do espaço e do tempo. Portanto, o tempo e o espaço são, ao mesmo tempo, condicionantes fundamentais dos universos e estruturantesbásicos das experiências humanas.
Qualidades da vivência do espaço e do tempo
A vida psíquica, além de ocorrer e se configurar no tempo, tem ela mesma um aspecto especificamente temporal e por isso é legítima a distinção do tempo em:
>Tempo subjetivo (interior, interpessoal)
>Tempo objetivo (exterior, cronológico, mensurável)
Espaço e tempo profanos e sagrados
O espaço e o tempo têmqualidades particulares e diferentes para o homem religioso em relação ao homem não religioso. O espaço não é homogêneo, apresentam rupturas, quebras.
Por meio de ritos o homem religioso “passa” da duração temporal ordinária para o tempo sagrado.
Anormalidades da vivência do tempo: vivência do tempo e ritmo psíquico nas síndromes depressivas e maníacas
De modo geral, a passagem do tempo épercebida como lenta e vagarosa nos estados depressivos, e rápidos e acelerada nos estados maníacos. O ritmo psíquico é também oposto nessas duas síndromes.
Ilusão sobre a duração do tempo: é a deformação acentuada da percepção da duração temporal. Ocorre sobretudo, nas intoxicações por alucinógenos ou psicoestimulantes (cocaína e anfetamina).
Atomização do tempo: vivemos no tempo presente, em umagora que se vincula intimamente aos acontecimentos passados e às possibilidades do porvir. A alteração ou falta dessa experiência subjetiva “natural” de fluir temporal, decorrente da perda ou enfraquecimento de ambas as margens do tempo (passado e futuro).
Inibição da sensação de fluir no tempo(inibição do devir subjetivo): a experiência normal do tempo implica a ampliação de um agora que seestende ao passado e se dirige ao porvir. Síndromes depressivas graves. Certos pacientes depressivos expressam sua vivência do tempo dizendo que o tempo encolheu, que não passa, deixou de fluir, ou que está passando muito mais devagar que o normal.
Alguns pacientes esquizofrênicos experimentam uma certa forma de passividade em relação ao fluir do tempo; sentem que a sua percepção do tempo écontrolada por instância exterior ao seu eu.
Pacientes muitos ansiosos descrevem uma pressão do tempo, como se o tempo que se dispõe fosse sempre insuficiente.
Anormalidades da vivência do espaço
No estado de êxtase há uma perda das fronteiras entre o eu e o mundo externo. Nesse caso (que pode também ser classificado como transtorno da consciência do eu) o sujeito sente-se como que fundido ao mundoexterior.
A vivência de espaço no indivíduo em estado maníaco é a de um espaço dilatado e amplo, que invade o espaço das outras pessoas. O maníaco desconhece as fronteiras espaciais e vive como se todo o espaço externo fosse seu. O espaço externo não oferece resistências ao seu eu.
O indivíduo com quadro paranóide vivencia o seu espaço interno como invadido por aspectos ameaçadores, perigosose hostis do mundo.

Resumo do capítulo 14: A sensopercepção e suas alterações (incluindo também a representação e a imaginação)
Definições básicas:
Define-se sensação como fenômeno elementar gerado por estímulos físicos, químicos ou biológicos variados, originados fora ou dentro do organismo que produzem alterações nos órgãos receptores, estimulando-os. Os estímulos sensoriais fornecem a“alimentação sensorial” aos sistemas de informação do organismo.
Por percepção entende-se a tomada de consciência, pelo indivíduo, do estímulo sensorial. Atribui-se a sensação à dimensão neuronal, ainda não plenamente consciente, no processo de sensopercepção.
Diferenciação entre percepção e apercepção
O termo apercepção significa a plena entrada de uma percepção na consciência e sua...
tracking img