TRANSTORNOS MENTAIS

2429 palavras 10 páginas
QUESTÃO 01 - AS FASES PSICOSSEXUAIS

1. Definição

Segundo Sigmund Freud (1905/1966) , o criador da Psicanálise, em suas investigações na prática clínica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos , isto é, que na vida infantil estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais (BOCK, A. M. P 1999 P. 74)

Destaca a importância da sexualidade na estruturação das fases de desenvolvimento da personalidade do ser humano. Ainda de acordo com ele, esse processo de desenvolvimento humano é contínuo, afirmando que é durante os cinco primeiros anos de vida que a criança vivencia as chamadas fases psicossexuais.

Sendo assim, de modo simples, as fases psicossexuais podem ser entendidas como as etapas no processo de desenvolvimento psicossexual onde o indivíduo, nos primeiros tempos de vida, tem a função sexual ligada à sua sobrevivência, onde o prazer é encontrado no seu própria corpo. Essas fases estão intimamente associadas a um correspondente psicossocial.

Freud pontua as fase do desenvolvimento sexual em:

Fase oral
Fase anal
Fase fálica
Fase genital

2.Características das Fases Psicossexuais

Fase Oral: atribui-se essa etapa desde o nascimento até o primeiro ano de vida da criança.
Nessa fase, a característica mais marcante do processo de desenvolvimento da é a busca da confiança em relação ao outro indivíduo por meio do que se chama de zona de erotização.
Aqui o prazer é obtido através da boca. São as atividades orais que norteiam o bebê em sua conexão com o mundo exterior.
Essas situações de prazer podem ser observadas claramente nos atos de amamentação e sucção dos bebês.

Fase Anal: à partir do segundo ano de vida até os três anos ocorre a fase em que a região anal é a principal fonte de

Relacionados

  • O transtorno bipolar sob a ótica da musicoterapia
    4236 palavras | 17 páginas
  • Tdh transtornos de deficit de atençao e hiperatividade
    4024 palavras | 17 páginas
  • Acidente de trabalho
    6068 palavras | 25 páginas
  • As consequencias psicossomaticas
    23713 palavras | 95 páginas