As perpectivas construtivista e historico cultural na educação escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao fazermos a leitura da Introdução – “Duas diferentes visões da pesquisa em Didática” do livro ‘Após Vygotsky e Piaget’[1] chamou-nos atenção o comentário dos autores sobre a idéia de “conflitosócio-cognitivo” como um dos elementos importantes da estratégia pedagógica sócio-construtivista proveniente da escola de Genebra, na qual podemos considerar que se inscrevem as pesquisas didáticaseuropéias e americanas. Como tema de aprofundamento e debate, nosso grupo decidiu então examinar a noção de conflito cognitivo nas duas diferentes visões da pesquisa Didática: na perspectivasócio-construtivista (ocidental) e na histórico-cultural (escola russa).

I. O conflito cognitivo na perspectiva sócio-construtivista (ocidental):

Os textos dos quais foram extraídas as idéias aqui consideradasestão indicados na nota de rodapé.[2] Para estes autores, o ponto de partida das reflexões sócio-construtivistas sobre o ensino de ciências é que as mudanças conceituais que se espera dos alunosnecessariamente devem passar por uma situação de conflito entre as estruturas de conhecimento adquiridas na vida cotidiana de cada um e as observações de fenômenos naturais que não conseguem ser explicadassatisfatoriamente a partir da base conceitual do cotidiano. O outro ponto fundamental que está na base das reflexões construtivistas é que todos devem estar comprometidos com a coerência interna dopensamento e com a adequada generalidade dos conceitos. Isso implica um constante esforço de superação de eventuais incoerências ou explicações não universais por meio de novas experimentações, novasprevisões e testes empíricos, etc.

Para satisfazer tais condições de trabalho em sala de aula, é fundamental que o professor saiba produzir contradições (conflito) no aluno.

“O professor deciências está comprometido com um ensino crítico quando procura estabelecer um clima na classe no qual a construção do conhecimento científico se realiza mediante o emprego explícito de contradições...
tracking img