Geografia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A GEOGRAFIA ESCOLAR NAS VÁRIAS PERSPECTIVAS Lucy Sátyro de Medeiros lucysatyro@hotmail.com Carlos Augusto de Amorin Cardoso

INTRODUÇÃO Este projeto de Mestrado tem como meta principal investigar a construção de saberes e o desenvolvimento de novas práticas a respeito do ensino de conteúdos da disciplina de Geografia. A questão que orienta esta pesquisa parte da problemática: como ensinar aGeografia e representar esse mundo que se constrói, propiciando uma aprendizagem capaz de, ao mesmo tempo, estimular os alunos a desvendar o mundo que os cerca e ser coerente com o contexto histórico e cultural do homem-cidadão do novo século que desponta.
A partir do século XIX, quando a geografia surge como ciência, a escola e a escolarização se firmam também ao longo do mesmo século, no momentoem que se dá a consolidação do Estado Nacional e do capitalismo, sob a hegemonia da burguesia . ( PEREIRA, 1999, p.25).

Neste contexto, a Geografia é a única disciplina no âmbito escolar capaz de repassar os conhecimentos da burguesia consolidando assim sua hegemonia sobre a sociedade da época. Esta disciplina tinha como objetivos na escola atender a interesses militares, descrevendo os lugarese dando ênfase aos assuntos que estivessem ligados a determinação de pontos estratégicos. Paralelamente ao que ocorria no ensino da Geografia, desenvolvia-se a chamada “escolarização da sociedade” com a expansão do ensino público atingindo todas as classes sociais. A rede pública de ensino passa a ter uma grande dimensão depois da urbanização e da concentração populacional nas cidades. Só que oensino que vem sendo praticado na rede pública, em algumas escolas, não tem contribuído muito para a formação de cidadãos que estejam preparados para reivindicar por melhorias na

sociedade, pois estamos vivendo um momento que boa parcela de nossa comunidade escolar está estudando somente para concluir o Ensino Médio. São alunos que, por pressão do local onde trabalham, têm por obrigação“concluir o 2° grau” para não perder seu emprego. E, por esta maneira, não importa como estão conseguindo sua aprovação para a série seguinte. O sistema educacional brasileiro vem sofrendo várias modificações nos últimos anos, dentre as principais mudanças, a diminuição do número de alunos reprovados em cada série é a que mais nos preocupa, pois vários alunos vão para a série seguinte sem dominar o mínimode conhecimento adquirido na série que acabou de cursar. A partir da década 1980, novas posturas epistemológicas têm provocado inúmeras investigações no campo do ensino, o que vem provocando um grande crescimento na produção acadêmica relacionada na busca de novas respostas às questões ligadas às dificuldades de aprendizagem escolar. Entretanto, é importante destacar que é sabido que os avançosteóricos obtidos têm chegado muito lentamente à prática escolar, que permanece respaldada em concepções tradicionais. (Cavalcanti, 1998. p. 11). Num primeiro momento, os estudos realizados com este propósito eram destinados à análise das falhas ocorridas no processo ensino-aprendizagem e a encontrar bases teóricas com o propósito de redirecionar a prática pedagógica, pois o papel do professor era o dereprodutor de técnicas e metodologias, o que lhe garantia a responsabilidade pelo fracasso escolar. A ele atribuindo-se a incapacidade de executar com eficiência as técnicas e métodos didáticos, capazes de fazer o aluno aprender. Assim, se desenvolveu uma preocupação efetiva com a formação profissional do professor, não somente de Geografia, com o professor em geral.
Praticamente todas asreformas educativas desencadeadas por volta dos anos 80 em vários países destacam medidas relacionadas com a formação e profissionalização dos professores para o atendimento de novas exigências geradas pela reorganização da produção e da mundialização da economia, (Libâneo, 2000, p.83).

Nesse sentido, sabe-se que os educadores desempenham um papel fundamental na construção da identidade de cada...
tracking img