As ongs no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: As ONGs no Brasil.

Titulo: A importância das ONGs em nosso país.

Introdução
O trabalho transformador das organizações filantrópicas (ONGs ou OSCIPs) é inquestionável. No Brasil, o número de organizações do terceiro setor cresceu significativamente. O Cadastro Central de Empresas (Cempre) registra o número de 338 mil, divididas em categorias diferenciadas por conta de característicascomo estrutura, tamanho e estabilidade financeira em que se encontram.
Falar das ONGs em nosso país é falar de oportunidade, de cidadania, de democracia, de direitos respeitados. Elas são muito importantes na construção de um pais melhor e mais justo. As ONGs buscam suprir alguns problemas da sociedade, sejam eles econômicos, raciais, ambientais entre outros, ou ainda a reivindicação de direitose melhorias e fiscalização do poder público.

Objetivo:
- Mostrar a importância que as ONGs tem em nosso país.
- Mostrar o verdadeiro papel das ONGs em nossa sociedade.

Justificativa
As ONGs devem ser muito valorizadas pelo bem que prestam a nossa população brasileira. É através delas que muitas pessoas conseguem se integrar e interagir com um mundo diferente, um muno com mais direito eigualdade de oportunidade. Elas são de suma importância para um melhor desenvolvimento de nosso país.

Desenvolvimento
A história das organizações não-governamentais (ONGs) brasileiras inicia-se na década de 70. Nessa trajetória, as instituições que posteriormente viriam a se identificar como ONGs, ajudaram a sociedade civil na resistência ao regime militar, participaram da redemocratização e daconsolidação da democracia moderna no Brasil.
No início, as organizações sequer se identificavam como não-governamentais eram instituições que desenvolviam atividades de assessoria para movimentos sociais, normalmente na área da educação popular ou de base. Eram administradas unicamente por voluntários, e não tinham uma identidade própria, nem tinham uma perspectiva de futuro. As instituiçõesviam seu trabalho como temporário, acreditavam que terminada a assessoria aos movimentos, a entidade seria dissolvida.
Hoje, o papel social das organizações não-governamentais é mais do que assistir os menores carentes, distribuir donativos natalinos ou agasalhos no inverno, é atuar como agente transformador, construindo uma nova consciência para reverter os indicadores sociais. As ONGs procuramresolver profundos problemas sociais, que normalmente são negligenciados pelo Estado.
As ONGs ocupam-se hoje de uma infinidade de temas, não só no Brasil, mas, em todo o mundo. Algumas, como as organizações de apoio social, fornecem serviços. Outras, como as associações locais, promovem o desenvolvimento comunitário. Mas muitas ONGs, como as que intervêm sobre direitos humanos e justiça social,ocupam-se de campanhas por objetivos amplos, intervindo no plano global.
Além da sua natureza não-lucrativa, muitas ONGs assumem uma missão importante no campo da “advocacia social”, da defesa de causas específicas. Nos últimos anos, as ONGs destacaram-se na promoção de padrões de sustentabilidade ambiental, dos direitos das mulheres, do controlo do armamento. Muitas ONGs avançaram na defesa dosdireitos e do bem-estar das crianças e dos idosos, dos portadores de necessidades especiais e dos mais pobres.
No Brasil as ONGs são associadas à Associação Brasileira de
Organizações Não-Governamentais (ABONG), fundada em 10 de agosto de 1991.
A ABONG é uma sociedade civil sem fins lucrativos, democrática e pluralista,
com sede e foro na capital do Estado de São Paulo. Tem como objetivos,dentre outros, promover o intercâmbio entre entidades que buscam a ampliação da cidadania, a constituição e expansão de direitos, a justiça social e a consolidação de uma democracia participativa.
Do ponto de vista formal, uma ONG é constituída pela vontade autônoma de mulheres e homens, que se reúnem com a finalidade de promover objetivos comuns de forma não lucrativa. A legislação brasileira...
tracking img