MOVIEMTNSO SOCIAS E ONGs NO BRASIL NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO

1103 palavras 5 páginas
Capitulo IX: MOVIEMTNSO SOCIAS E ONGs NO BRASIL NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
1- O modelo de desenvolvimento brasileiro nos anos 90
A economia informal passa a ser algo bom e indicado como saudável e recomendável. A luta em meio ao trabalho passa a ser pela manutenção de um emprego e não mais pelas condições de trabalho dentro de uma categoria. A questão da miséria e da fome passa agora a ser objeto de diagnósticos das políticas públicas.
Instaurou-se um sistema produtivo mundial fragmentado, altamente competitivo, baseado na qualidade e no preço dos produtos, mas ao mesmo tempo gerador de mais miséria pelo mundo uma vez que ouve mais desempregos.
Nos anos 90 no Brasil pode se ver um conjunto grande de profundas alterações estatais no modo de se operar a economia, as políticas públicas, e na forma de se relacionar com a sociedade civil. A construção de uma nova concepção de sociedade civil é resultado das lutas sociais empreendidas por movimentos e organização sociais nas décadas anteriores, que reivindicaram direitos e espaços de participação social. No Brasil as ONGs passaram a fazer mediação entre coletivos organizados e o sistema de poder governamental. Si é resgatado regras de civilidade e de reciprocidade no reconhecimento de detentores de direitos legítimos os novos interlocutores como o grupo de mulheres descriminadas, crianças maltratadas, sem terras e/ou sem-teto entrou outros.
2- O cenários das lutas e movimentos sociais nos anos 90: novas práticas civis
Temos nos ano 90 a redefinição do cenários das lutas sociais no Brasil, e os movimentos sociais populares dos anos 70-80 alteraram-se substancialmente. Alguns entram em crise interna, e os de crise externa.
O movimentos popular rural cresce e aparece no senário nacional, e como grande exemplo temos o MST- Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-terra, na luta pela obtenção de posse de terra em assentamentos criados pelo governo, e mudanças que houveram dentro do movimento nas décadas de 70 a 90.

Relacionados