As ongs no brasil.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DIFERENCIADOS (EFPPE027) MÓDULO 6
ÁREA:GRADUACAO A DISTANCIA-GLOBAL
TITULO:OSD
DISCIPLINA:ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DIFERENCIADOS
DESCRIÇÃO:Analise o texto e justifique, criticamente, a importância das ONGs em nosso país.

As Organizações não governamentais (também chamadas de organizações não governamentais sem fins lucrativos), conhecidas por ONG, são associações doterceiro setor, da sociedade civil, que se declaram com finalidades públicas e sem fins lucrativos, que desenvolvem ações em diferentes áreas e que, geralmente, mobilizam a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade.
Estas organizações podem ainda complementar o trabalho do Estado, realizando ações onde ele não consegue chegar, podendo receberfinanciamentos e doações do mesmo, e também de entidades privadas, para tal fim.
Atualmente estudiosos têm defendido o uso da terminologia organizações da sociedade civil, para designar as mesmas instituições. É importante ressaltar que ONG não tem valor jurídico.

Tema: As ONGs no Brasil.

Titulo: A importância das ONGs em nosso país.

Introdução:
Falar de ONGs no Brasil é se referir aoportunidades, a cidadania, a democracia e aos direitos respeitados. Pode-se dizer que é um trabalho transformador os que são feitos em nosso país e até no mundo, torna-se inquestionável quando é de maneira responsável e séria. No Brasil o número de ONGs tem crescido significativamente. As organizações filantrópicas chamadas ONGs ou OSCPIs aparecem no Brasil com registros de um número de 338 mil,divididas em categorias diferentes como: estruturas, tamanho e estabilidade financeira elas buscam preencher alguns problemas sociais, sejam econômicos, raciais e também reivindicam direitos e melhorias e fiscalização do poder público.
As ONGs São organizações particulares que não dependem nem economicamente e nem institucionalmente do Estado, são criadas a partir de parcerias entre empresasparticulares e governo federal, onde estas empresas obtêm descontos nos impostos de renda.
Na década de 60, deu-se início a uma mobilização da sociedade civil na direção de setores marginalizados da sociedade, através de grupos de profissionais, técnicos de militância social ou grupos de pastorais da igreja católica. A partir daí surgiu a discussão sobre a importância de um setor voluntário sem finslucrativos e neste contexto é que o Terceiro Setor assume profunda importância e vem sendo responsável pela elaboração e realização de grandes projetos sociais, atuando nas mais diversas áreas: saúde, educação, criminalidade, violência, trabalho infantil, habitação, meio - ambiente, etc.

Objetivo:
- Mostrar a importância que as ONGs tem em nosso país.
- Mostrar o verdadeiro papel das ONGs emnossa sociedade. De maneira clara e sucinta analisar a estrutura organizacional e as estratégias adotadas por essas instituições e verificar a influência desses aspectos no desempenho das ONGs bem como relatar a real situação das mesmas em nosso país.

Justificativa
As ONGs devem ser muito valorizadas pelo bem que prestam a nossa população brasileira. É também através de muitas Ongs que seconsegue integrar e interagir com mundos diferentes em busca de mais direito e igualdade de oportunidade. Elas são muito importante para um melhor desenvolvimento em nosso país, quando trabalho é feito com responsabilidade e seriedade, pois, o faz direcionar o olhar para um país melhor e mais justo.

Desenvolvimento

O início de organizações não-governamentais (ONGs) brasileiras deu-seentre as década de 60/70 ainda dentro do regime militar tentando resistir a ele e participando assim da redemocratização e consolidação da democracia moderna no Brasil. No início, não aparecia como instituição não-governamental, seu trabalho ainda era só e apenas assessorar os movimentos sociais como educação popular ou de base. Eram administradas por voluntários, sem identidade e perspectiva de...
tracking img