As noves inteligencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração de Empresas
Maio 2011

Desenvolvimento Pessoal
e
Profissional

Desenvolvimento Pessoal
e
Profissional

Este trabalho visa apresentar um resumo, Com objetivo de abordar o tema “As nove inteligências: A chave para enfrentar o futuro.”, Artigo publicado pela revista vencer edição xx. De acordo com a disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional, ministrado Pelo Prof.André, da Universidade São Francisco – Campus Bragança Paulista, portando as informações contidas neste trabalho são voltadas apenas para fins acadêmicos.
Alunos: R.A.
Gustavo Gomes 001201002142
William Chiconi 000000000000
Lucas Fernandes 000000000000
Fabio Mesquita 000000000000
Luan dos Santos 000000000000
André Maia 000000000000


Maio 2011

As Nove inteligências:A chave para enfrentar o futuro

Introdução

O grande mistério do ser humano é o celebro junto a sua inteligência que à décadas pesquisadores tentam descobri esse grande mistério psicólogos, pedagogos, neurologistas vem se dedicando a pesquisas estudando a inteligência humana. Por volta do sec. XX os pedagogos tiveram um progresso na busca das respostas partindo da teoria porque algumascrianças tinham mais dificuldade para aprendizados que as outras partindo deste principio eles avaliaram o Quociente de Inteligência (QI). Assim testes de QI passaram a ser utilizador por todo mundo avaliando, rotulando, comprando e selecionando pessoas. Hoje em dia inteligência não é apenas o cenário teórico e cientifico vai muito mais além a inteligência esta ligada ao seu dia a dia existem diversostipos de inteligência as principais a serem discutidas que somam nove.

História e Percalços

No passado era utilizados testes para classificar, rotular a inteligência de cada individuo, porem esses testes não contribuía para mudar o potencial intelectual acreditavam que se o individuo nascia com um inteligência ele ia morrer com o mesmo grau de inteligência como se fosse uma sentença se elenasceu com um QI de 69 iria morrer com o mesmo e nada poderia ser feito apenas se conformar. Para ter uma idéia de como esses testes eram importantes e ainda são em alguns países como na República Checa que um brasileiro foi acusado de ter induzido uma jovem a cometer suicídio, mas foi inocentado depois de fazer testes de QI e provarem que ele não poderia te influenciado, pois seu QI era inferiorque o da jovem.

Questão de inteligência

Porém, desde a década de 80, o cenário vem mudando, sob a batuta do psicólogo americano Howard Gardner. A idéia de classificar pessoas de acordo com habilidades natas ou herdadas, de igualar pessoas por numero, foi finalmente desbancada por Gardner. Os testes, que mediam apenas a capacidade verbal- lingüística e lógico- matemática, caíram emdescrédito pela descoberta de que as inteligências são múltiplas. Além da verbal- lingüística e lógico- matemática, há também a corporal- cinestésica, a musical, a visual- espacial, a intrapessoal, a interpessoal e mais duas que foram recentemente mencionadas pelo pesquisador e estão sendo estudadas, a naturalista e a espiritual- existencial.
O que faz a diferença é o estimulo que é dado a elas para sedesenvolverem.

O que é e para que serve?

Fala-se da inteligência emocional, da inteligência criativa e até da inteligência artificial. Mas, apesar dos avanços, as descobertas estão longe de apresentar uma síntese para o que seja a inteligência.
Envolve intuição, memória, percepção, cálculo inventivo, imaginação... Todos emaranhados em um mesmo processo.

Nossa inteligência esta viva!Talvez, a grande notícia é a maior contribuição das pesquisas de Gardner pelo fato que a inteligência pode ser desenvolvida. Pois não fica apenas na questão de quantificar a inteligência, por que até mesmo ninguém está certo de que é possível que seja medida, mas é possível ''construir/ adquirir'' determinada inteligência e também podemos ''perder'' determinada inteligência, já que o cérebro é...
tracking img