Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Inteligências Múltiplas: As possibilidades de atuação do Pedagogo como agente estimulador do desenvolvimento das IM em alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.


RESUMO

A presente pesquisa teve como finalidade refletir as possibilidades de atuação do Pedagogo como agente estimulador do desenvolvimento das Múltiplas Inteligências em alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.A pesquisa é descritiva, de corte transversal, de natureza qualitativa, com dados colhidos no campo. A pesquisa é pautada bibliograficamente nas teorias de Gardner. Foi utilizado como instrumento um questionário com oito perguntas, realizado com 10 pedagogos, referente às séries inicias do Ensino Fundamental, na cidade de Nilópolis, no mês de outubro de 2010. Após análise dos dados percebeu-seque o conceito de inteligências múltiplas ainda é pouco conhecido, porém, os pedagogos consideram relevante estimular o desenvolvimento da inteligência e todas as habilidades potenciais dos alunos individualmente, oportunizando formas diferentes de se aprender, garantindo assim, que cada pessoa receba uma educação que maximizasse seu potencial intelectual.


PALAVRAS-CHAVE: InteligênciasMúltiplas. Pedagogo. Aprendizagem. Desenvolvimento. Aluno.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO

2- REVISÃO DE LITERATURA
2.1 - Conceituando inteligência humana.
2.2 - Fundamentação da teoria de inteligências múltiplas.
2.3 - Conceito de inteligências múltiplas.
2.4 - Tipos de inteligências.
2.5 - A escola no contexto de inteligências múltiplas.
2.6 - Papel do pedagogo no contexto escolar.
2.7 - Opedagogo como agente estimulador das IM.
2.8 - As características do desenvolvimento das IM nas crianças através das ações do pedagogo.
2.9 - Estratégias de ensino utilizadas pelo pedagogo no desenvolvimento das Inteligências Múltiplas.
2.10 - A ação do pedagogo na avaliação nas inteligências múltiplas.

3 – METODOLOGIA

4 – ANÁLISE DOS RESULTADOS

5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

6 – REFERÊNCIAS1 INTRODUÇÃO


A teoria das inteligências múltiplas trouxe uma grande contribuição para a educação brasileira ao permitir um olhar sobre a imensa diversidade do aluno.
Esses fundamentos sobre inteligências múltiplas são advindas da teoria de Gardner que enfatizou um número “manejável” de capacidades humanas ou inteligências diferenciadas, dirimindo o conceito de inteligência geral ouúnica, originada a partir das análises dos estudos sobre a mente humana.
Baseados nesta teoria o objetivo deste artigo é discutir de que forma o Pedagogo poderá estimular o desenvolvimento das inteligências múltiplas nos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
A elaboração deste artigo é a visão de que a Teoria das Inteligências Múltiplas oferece uma linguagem sobre talentos internos dascrianças, principalmente em alunos que carregam uma marca de incapacidade em aprender.
Ao realizar um trabalho nas escolas o Pedagogo deve orientar o corpo docente em observar a criança o tempo todo e anotar cada progresso.
O trabalho será desenvolvido com professores, propondo atividades em sala de aula que virão dar estímulo a cada uma das nove inteligências já comprovadas por Gardner, na Teoriadas inteligências Múltiplas. Pois, compreende-se que é papel da escola dar suporte ao individuo para que ele crie dentro de si formas de aprender, com isso, as possibilidades de um sucesso escolar são enormes. Considerando que a escola é responsável pelo trabalho de interação na capacidade de outras abstrações relacionadas com diferentes tipos de sinais interpessoais dos alunos, para responderefetivamente os processos usados a serviço da inteligência. Então o educador deve valorizar as diferentes habilidades dos alunos, considerando o individuo integral, valorizando outras formas de demonstração de competências e estimulando na resolução de problemas.


2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Conceituando inteligência humana.

A inteligência é um fluxo cerebral que nos leva a escolher...
tracking img