Trabalho de campo serra do cipo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Curso de Geografia






RELATÓRIO DE CAMPO





Trabalho apresentado nas disciplinas Geografia do Brasil e Biogeografia do Curso de Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei









São João del-Rei
2012
SUMÁRIO


1.INTRODUÇÃO....................................................................................... 3

2. TRABALHO DE CAMPO – 1° DIA
2.1. Cidade de Lagoa Santa........................................................................ 4
2.2. Lagoa do Sumidouro........................................................................... 14

3. TRABALHO DE CAMPO – 2° DIA
3.1. Parque Estadual Serra doCipó............................................................ 18

4. TRABALHO DE CAMPO – 3° DIA
4.1. Parque Santa Helena (Sete Lagoas)..................................................... 35
4.2. Codisburgo (Gruta de Maquiné).......................................................42

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................ 51



















1.INTRODUÇÃO


O presente relatório visa apresentar os relatos que envolveram observações do grupo durante o trabalho de campo das disciplinas de Geografia do Brasil e Biogeografia, o qual foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2012, sob a orientação dos professores que ministram essas disciplinas, Leonardo Rocha, Ivair Gomes e Múcio do Amaral Figueiredo, nos municípios de Lagoa Santa, Serra doCipó, Sete Lagoas e Codisburgo – MG. No dia 24 de maio partiu-se de São João del-Rei, as 7 horas, perpassando a Rodovia BR – 040.
Nos três dias de trabalho de campo foram visitados os seguintes pontos: a área urbana de Lagoa Santa, a Lagoa do Sumidouro, também localizada neste município, a Serra do Cipó, o Parque Santa Helena, em Sete Lagoas e, por fim, a Gruta do Maquiné, na cidade deCodisburgo.
Dentre esses foram analisados os aspectos históricos da chegada do homem na região de Lagoa Santa, a formação geomorfológica das lagoas do entorno e também como as mudanças climáticas já ocorridas interferiram na formação biogeográfica do lugar. Na Serra do Cipó atentou-se muito à biogeografia da serra, nos seus domínios morfoclimáticos, e também ao processo de deteriorização ecológicadas trilhas, devido ao crescente turismo da região. No Parque Santa Helena pode-se observar o rápido processo de urbanização que Sete Lagoas vem sofrendo, devido principalmente à instalação de grandes polos industriais e como isso vem interferindo no uso e ocupação do solo da cidade. Na Gruta de Maquiné foi observada a formação espeleológica da caverna e as mudanças que ela já sofreu em umaescala geológica.
Abaixo seguem as observações realizada pelo grupo destes 3 dias de estudo, seguido por imagens, gráficos, bem como de uma bibliografia para fundamentar este trabalho.











1º Dia: 24/05/2012

1ª Parada: Lagoa Santa
Coordenadas
0578106
7664604
Elevação: 923 metros
Acurácia: 5 Metros

[pic]
Figura 1: Município de Lagoa Santa.

Fonte: Google EarthO Professor Ivair iniciou o trabalho de campo falando sobre as descobertas paleológicas e escavações que foram discutidas em sala de aula, explicando que Lagoa Santa é o ponto de referência destas descobertas. Ressaltando a importância da contribuição de Peter Lund, através de seus estudos na região, para a paleontologia brasileira. No site da cidade de Lagoa Santa encontra-se um pouco destahistória.
Apesar da existência de achados fósseis anteriores, Lund é considerado pai da paleontologia brasileira. O título se deveria ao pioneirismo em pesquisas sistemáticas, segundo o paleontólogo Cástor Cartelle, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "É notável seu conhecimento e os relativamente poucos erros, sobretudo se levarmos em conta o isolamento...
tracking img