Vitoria da conquista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Esse trabalho vem relatando sobre as características geográficas de Vitória da Conquista, uma cidade da região do Sudoeste da Bahia, com destaque para a sua localização geográfica, clima, vegetação e relevo.
Encontra - se aqui também um pouco das suas características econômicas favorecidas pela sua localização geográfica.


VITÓRIA DA CONQUISTA

 A cidadede Vitória da Conquista localizada no Sudoeste da Bahia polariza uma área com um raio de 200 km, onde mora uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes. Por ser dotado da melhor infra-estrutura urbana na região, Vitória da Conquista Com uma renda média de R$ 2.700,00, o Sudoeste contribui com 17% da população do Estado e tem um PIB da ordem de R$ 5 Bilhões, que corresponde a 16% dovalor total da produção baiana. A localização geográfica de Vitória da Conquista privilegia sobremaneira a forma de lidar com estes números. Centro de um cruzamento no sentido Norte-Sul do País (BR-116) e Leste-Oeste do Estado (Ba-262), situada a 134 Km da ferrovia de Brumado (Ferrovia Centro-Atlântica), o que lhe possibilita enorme facilidade de se integrar aos novos sistemas de transporteintermodal (hidroviário do São Francisco / Rio Corrente, para escoamento da soja, ferroviário e rodoviário em direção ao porto de Ilhéus).  
A Região Sudoeste do Estado da Bahia compreende 39 municípios e uma área de 42.542,9 km² que abriga uma população de 1.135.362 (um milhão, cento e cinco mil e trezentos e sessenta edois) habitantes2, o que representa cerca de 10% da população do Estado (IBGE, 2000).
          Do ponto de vista geoeconômico e cultural, a região compreende um total de 156 municípios, tendo Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga como as cidades mais importantes, agregando em seu entorno outros importantes centros agrícolas, minerais, industriais e comerciais, como Boquira, Seabra,Livramento de Nossa Senhora, Guanambi, Brumado, além de outros de menor porte, como Itambé, Macarani, Planalto, Poções, Jaguaquara, Ipiaú, Ubatã, Itororó, Itarantim, Potiraguá, Ibicuí.

O município de Vitória da Conquista compreende onze distritos, possuindo 313.898 habitantes , o que lhe confere ser o terceiro município mais populoso do interior da Bahia. Também merecedestaque que o município teve como base econômica por muitos anos a atividade agropecuária. Todavia, no início dos anos 70 foi implantada a cafeicultura, que foi a principal fonte de desenvolvimento local no período de 1970 e 1987. A rodovia BR 116 (Rio - Bahia) vem contribuindo muito para o desenvolvimento do município. O segmento econômico de maior destaque pelo seu ritmo de crescimento se refereao setor terciário, que corresponde a 50% da renda capitalizada no município e na geração do maior contingente de novos empregos. A prestação de serviços é o setor da atividade econômica que mais cresce no Município de Vitória da Conquista, oferecendo serviços em diversas áreas, a exemplo de transportes, gráficos, comunicações, saúde e educação, os quais vêm se ampliando e diversificando tanto nosetor público como no privado.
        Nos últimos anos as áreas de saúde e educação são importantes vetores de desenvolvimento local. O município oferece vagas do Ensino Fundamental à Pós-Graduação e ainda na Educação Profissional de nível técnico. A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB) é a principal instituição educacional da Região. Foram implantadas nos últimos oito anos trêsfaculdades privadas e um campus avanço da Universidade Federal da Bahia (UFBA).





Geografia

Localização geográfica
O município de Vitória da Conquista está localizado nas coordenadas geográficas 40°48’00” - 40°49’00 W. e 14°49’00 - 14°55’00 S. . Segundo o censo de 2002 do IBGE possui uma população de 262.494 hab.




Clima
Vitória da...
tracking img