As novas linguagens da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina Arte e Educação

As novas linguagens da arte
Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz

A arte do século XX entrou em contato com fatos novos, muito diferentes das transformações culturais que as sociedades vinham realizando ao longo do século XVIII, ao longo dos tempos. Com a Revolução Industrial ,iniciada na segunda metade do século XVIII,surgiram as máquinas que deram concretamente aohomem o conhecimento da velocidade e possibilitaram a produção em série ,permitindo fazer, em pouco tempo, inúmeras cópias idênticas de um único produto.
A partir de então, estabeleceu-se uma nítida distinção entre os objetos produzidos industrialmente e as obras de arte. Como nos apresenta Maria das Graças Santos (2010) uma obra única, feita pessoalmente por um artista, era arte, enquanto umobjeto do qual existissem muitas cópias, produzidas a várias mãos e com a ajuda de uma máquina não poderia ser catalogada como arte. A obra de arte, ganhou então um caráter sagrado e passou a ser vista de uma maneira muito especial nos museus.`
Essa condição, entretanto, foi sofrendo alterações ao longo do século XX. A evolução da técnica e depois da tecnologia os meios de produção acabaramprovocando também o surgimento de novas formas artísticas que segundo Santos (2010) foi ultrapassando a rígida separação entre obras de arte e objetos produzidos por meio de máquinas. A fotografia e o cinema são apontados pela autora como os exemplos mais expressivos desse fato.
Passou-se mais de meio século desde a realização das primeiras fotografias de Niepce, em 1826, e a invenção do daguerreótipo, emi839, até a primeira exibição do cinema, feita pelos irmãos Lumiere, em 1895. O progresso tecnológico que se verificou no século XX, bem como o desenvolvimento dessas duas atividades artísticas em tempos recentes , mostram a máquina mecânica e mais tarde a máquina computadorizada, que alteram profundamente a sociedade , modificaram também a maneira de os artistas conceberem a arte e de serelacionarem com ela.(SANTOS 2011, p.365)

Nesse sentido podemos concluir que o obra de arte deixa de ser o resultado exclusivo das “mãos do artista”. O fotógrafo artista praticamente não precisa usar as mãos como o fazia o pintor, mas basta que ele opere a máquina. E a evolução não parou, enquanto o artista-fotógrafo há algum tempo atrás precisava submeter o filme exposto à luz a uma série deprocessos químicos para obter um negativo, através do qual seriam feitas as inúmeras cópias, hoje ele tem um arquivo de imagem que pode ser trabalhada no computador.
Atualmente a fotografia permite aos artistas contemporâneos combinar várias linguagens num mesmo trabalho. Como exemplo podemos destacar os trabalhos da artista norte americana Barbara Kroger que explora os recursos da fotografiaaliado a escultura, instalações e vídeos. (SANTOS, 2011)

(fig 1)

Entre a obra e o seu idealizador passa a existir uma câmara cinematográfica, todo um conjunto de procedimentos químicos, e uma variedade de profissionais advindos de diferentes áreas técnicas e artísticas. O produto final desse trabalho coletivo apresenta-se como possibilidade de ser exibido e visto por um público diverso.Contudo onde estará o êxtase de um observador ao se contemplar uma obra Monalisa de Da Vinci, por exemplo? O artista perde completamente o contato com o receptor de sua obra.

(fig2)
(fig3)

Walter Benjamim (1936) já no inicio do século XX em seu trabalho: a A Obra de Arte na Época de sua Reprodução Técnica, publicado já problematizava o quanto a pintura havia se tornado monótono aos olhos dohomem moderno. Comparando a pintura com o cinema ele já constatava que esse último atraía muito mais o expectador. Benjamim compara a pintura com o cinema, esta sim, na visão do pensador, uma arte mais satisfatória a esse indivíduo. Ele menciona que a pintura é como um mágico que sem tocar no paciente promete curá-lo. O cinema, de outro lado, se compara mais ao cirurgião que utiliza os seus...
tracking img