As novas abordagens no ensino da literatura brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As novas abordagens no ensino da literatura brasileira

1. Justificativa

A razão que nos moverá a pesquisa, ora proposta, reside na necessidade de encontrar novas abordagens no ensino de literatura, na tentativa de sanar possíveis ineficiências no processo de ensino/aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, que na prática, tem tido dificuldade com leitura e interpretações dos textosliterarios, como pôde ser constatado na pagina eletrônica do INEP (Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), nos resultados do exame de avaliação, tal como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), no ano de 2000, por exemplo, verificando os dados podemos perceber que os alunos não se saíram bem quando a resposta exigia níveis mais elevados de leitura e compreensão dostextos, isto é, quando iam além da mera busca de informações explícitas no texto; assim como: contexto histórico e características peculiares a uma determinada fase cronológica da literatura.
Sendo assim, podemos constatar que há uma necessidade de transformação no ensino da literatura, já que a maneira habitual de ensino por meio da historiografia literária tem sido ineficiente naaprendizagem. Para Zilberman, o ensino historiográfico consiste principalmente na assimilação, pelo aluno, da tradição literária, patrimônio que ele recebe pronto e cujas qualidades e importância precisam aceitar e repetir. Nesta concepção o ensino baseia-se na atitude meramente passiva e reprodutora diante de um texto, convertendo a literatura em história cronológica, com listas de nomes de obras,autores, estilos, períodos e escolas, direcionando o ato educacional para um armazenamento de informações. (ZILBERMAN, 1990)
De uma maneira mais ampla, podemos dizer que a literatura é a arte manifesta por meio da palavra escrita ou falada, onde o ser humano parte sempre, e todas suas ações o dirigem para tal caminho, em busca da liberdade. Para Roland Barthes “a literatura é a utilização dalinguagem não submetida ao poder” (BARTHES, 1978, p.19), essa concepção deve-se ao fato de que a linguagem literária não necessita de regras de estruturação para se fazer compreender, como ocorre com a estrutura linguística. A linguagem literária faz com que o escritor construindo um texto com seus próprios desejos tenham um valor significativo, de uma simples utilização comunicativa a uma utilizaçãoartística da mesma. Essa linguagem assume aspectos de representação e demonstração, onde o indivíduo pode refletir sobre sua própria língua com liberdade.
Sabendo-se que, a literatura pode ser considerada como a liberdade humana, a arte da palavra, cujo ser assume uma representação e reflexão da sua própria língua, fica clara, assim a importância que a literatura exerce no meio social,sobretudo o homem participante e responsável pela manutenção deste meio. Assim nas palavras de Antonio Candido, na concepção em que:
“A literatura pode formar; mas não segunda a pedagogia oficial. [...] Longe de ser um apêndice da instrução cívica, [...], ela age com o impacto indiscriminado da própria vida e educa como ela [...]. Dado que a literatura ensina na medida em queatua com toda a sua gama, é artificial querer que ela funcione como manuais de virtude e boa conduta. E a sociedade não pode senão escolher o que em cada momento lhe parece adaptado aos seus fins, pois mesmo as obras consideradas indispensáveis para a formação do moço trazem frequentemente àquilo que as convenções desejam banir. [...]. É um dos meios por que o jovem entra em contato com a realidadeque e tenciona escamotear-lhe”. (CANDIDO, 1989, p.805)


Por outro lado, a literatura só exercerá plenamente todas as funções, se a ela for concedida a importância que lhe cabe, bem como um esforço de interpretação de seu significado mais correto. Portanto, o processo de ensino de leitura literária deve proporcionar condições para que, mais que decorar termos, o aluno seja incentivado...
tracking img